Xixi na cama: até quando é normal a criança fazer? Quando precisa de tratamento?

por | out 3, 2016 | Gravidez e bebês

Nos primeiros anos de vida, especialmente durante o período do desfralde e adaptação, é natural que as crianças percam urina durante a noite. É importante que os pais saibam, no entanto, até quando é normal fazer xixi na cama e a partir de que momento é preciso procurar ajuda médica.

Por que criança faz xixi na cama?

Shutterstock

A explicação para os episódios é a imaturidade do sistema nervoso da criança, que ainda está evoluindo e não consegue segurar o xixi. A produção excessiva de urina no período noturno e a dificuldade para despertar do sono também interfere. “É a junção desses fatores que leva a criança a fazer xixi na cama de maneira anormal”, complementa o médico urologista Dr. Júlio Geminiani, de São Paulo.

Com quantos anos a criança para de fazer xixi na cama?

Shutterstock

A medida que a criança cresce, gradualmente passa a ter a capacidade de segurar o xixi e acordar para esvaziar a bexiga. De acordo com o médico, é entre os três e quatro anos que os incidentes diminuem. Mas, como cada organismo tem seu tempo, algumas podem demorar um pouco mais – e é normal.

A partir dos seis anos, se os episódios forem recorrentes, é hora de procurar ajuda especializada. Caso contrário, a situação pode causar, além de alterações psicológicas, como inibição e falta de confiança, problemas com o sono, já que a criança acorda toda noite molhada “O pediatra ou o urologista pediátrico que vai acompanhar o caso, precisa investigar se a situação está causando problemas para até, caso seja preciso, indicar tratamento psicológico na tentativa de evitar danos futuros”, orienta o médico.

Nas consultas, para o diagnóstico, é preciso descobrir o que está levando a perda do xixi. Descobrir se isso acontece também durante o dia ou só durante a noite é o primeiro passo. “Se a criança ou até o adulto perde o xixi também durante o dia, pode ser sinal de uma bexiga hiperativa, e isso pode ser combatido” explica Dr. Geminiani.

A dificuldade para despertar do sono e a produção excessiva de urina causada pela ingestão de líquidos no período noturno também devem ser analisados. “Como pode ser causado por diversos fatores, existem vários tratamentos para a enurese noturna. Mas evitar líquidos horas antes de dormir e treinar a criança para acordar no meio da noite para esvaziar a bexiga é um deles”, comenta o urologista.

Meu filho não fazia xixi na cama e agora faz

Situação diferente, no entanto, é aquela em que a criança não fazia mais xixi na cama, ou seja, já tinha o controle sobre a bexiga e conseguia dormir sem que vazasse e, então, volta a fazer. “Nesses casos, pode haver uma motivação psicológica. Mas, é preciso investigar. Não dá para dizer que é 100% psicológico, pode ser uma infecção ou algum problema neurológico, mas também pode ser trauma”, explica o médico.

Sono da criança