autismo

Manu Bahtidão aconselha pais sobre medo do diagnóstico de autismo: “Buscar respostas não muda seu filho”

Após descobrir que o filho de 9 anos, Théo, tem autismo, a cantora comentou que o menino tem sintomas diferentes dos mais comuns e contou como foi o lento diagnóstico

Usando o Instagram, a cantora Manu Bahtidão falou sobre uma recente descoberta sobre o filho, Théo. Apesar das desconfianças da família desde muito novinho, o menino foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista apenas aos nove anos de idade – e, ao falar sobre, ela afirmou que a descoberta foi libertadora.

Manu Bahtidão revela diagnóstico de autismo do filho

autismo
(Crédito: Reprodução/Instagram @manuoficial)

Mãe de Théo, de 9 anos, Manu Bahtidão compartilhou com seguidores que o menino recebeu o diagnóstico de autismo. Em um vídeo, ela contou que já havia desconfianças desde o início da vida do pequeno, mas elas foram “mascaradas” por serem diferentes dos sintomas mais discutidos do autismo.

Sintomas e habilidades

Afirmando que a busca pelo diagnóstico foi um “processo silencioso”, ela detalhou o quadro do filho. “Ele não tem seletividade alimentar, me acompanha nos shows mesmo incomodando muito o som… Ele se adapta. Cumprimenta as pessoas, é muito amoroso! Abraça, beija… Com isso, muita gente dizia: ‘Não é autismo, é outra coisa’”, disse, explicando o comportamento dele.

“Théo começou a dar os primeiros passinhos e a falar com um ano. No intervalo de um ano para um ano e meio, ele passou a não falar mais. A gente começou a ficar desesperado. Eu tinha medo de procurar esse tipo de diagnóstico por falta de conhecimento”, confessou, continuando.

(Crédito: Reprodução/Instagram @manuoficial)

“Outras coisas que chamavam atenção: como ele brincava. Ele separava todos os carrinhos por cores e não brincava convencionalmente, brincava com as rodinhas para cima. Quando chamava pelo nome dele, ele não olhava para trás. Parecia que não sabia que o nome dele era Théo. Ele sempre repete várias frases, palavras. Tem problema na escola – não gosta do ambiente”, declarou.

Por outro lado, o garoto também tem habilidades notáveis. “Ele fala mais inglês do que português. Quando a gente viaja, ele desenrola superbem. Ele canta muito bem, desenha muito bem, é um artista nato. Quer criar o próprio videogame”, contou.

Lições da descoberta do autismo

autismo
(Crédito: Reprodução/Instagram @manuoficial)

Segundo Manu, o diagnóstico de autismo de Théo causou diversas sensações. “Foi um choque de realidade. Chorei, fiquei pensativa, mas [a descoberta] me trouxe uma tranquilidade por hoje eu saber o caminho a seguir com o Théo. Esse diagnóstico é uma prova de amor. Com isso, a gente aprende a lidar, entende as frustrações… A gente consegue entender, as pessoas da escola conseguem dar apoio com mais carinho. Esse diagnóstico veio para libertar”, comentou.

Por fim, ela incentivou que pais e mães, caso desconfiem, busquem o diagnóstico mesmo que pareça uma experiência assustadora. “Façam o diagnóstico se sentirem ou virem algo, para ajudar essas crianças. Para que o mundo seja mais leve. É um dia de cada vez – e, para eles, é diferente estar aqui na Terra”, disse, frisando os pontos positivos do diagnóstico.

(Crédito: Reprodução/Instagram @manuoficial)

“O diagnóstico não é um rótulo, é um guia. É ele que permite que nosso filho tenha apoio, terapias certas e um ambiente acolhedor. Se você é mãe está me ouvindo: buscar respostas não muda seu filho, só ilumina o caminho. Pela primeira vez, eu sinto que a gente sabe para onde ir”, concluiu.

Filhos e família