A depilação é algo bastante comum na nossa cultura e costuma ser incentivado para mulheres como um fator atribuído à feminilidade. Seja por reproduzir esse imaginário, seja pelo incômodo real associado aos pelos, muitas mulheres recorrem à depilação e para isso existe catálogo enorme de técnicas possíveis.
Melhor tipo de depilação
Para mulheres que possuem o hábito de se depilar, a técnica mais recomendada é a laser. De acordo com Valéria Campos, esse procedimento reduz significativamente o aparecimento de pelos e, quando bem feito, não precisa de manutenção.
Entretanto, a técnica é mais cara e não é acessível para muita gente. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para outros tipos de depilação que prometem ajudar a manter a pele lisinha e saudável.
Dicas de depilação
Preparos antes de depilar
Hidratação
Durante os dias anteriores ao procedimento faça um tratamento intensivo de hidratação combinado para evitar que o pelo se rompa ou escape da cera ou aparelho depiladores.
Esfoliação
Segundo a depiladora técnica Michele Keith, da Depyl Action, esse truque fará com que a pele fique livre de células mortas e, assim, os pelos não irão encravar conforme forem nascendo. Ela garante que esfoliar a pele antes da depilação ajuda na retirada completa do pelo e prepara a pele para o processo.
Tomar banho
Tomar um banho quente antes de se depilar minimiza as dores. Além de ativar a circulação pelo calor da água, os poros ficam mais dilatados, facilitando a retirada completa dos pelos.
Lavar os pêlos
Antes de depilar, uma dica é lavar os pelos, assim, toda a oleosidade e suor da pele será eliminada, tornando-a mais fácil de aderir às tiras de cera ou lâminas da navalha para que não desvie de qualquer fio.
Passar talco
Outro truque simples é usar talco na pele antes da depilação com cera. O procedimento pode garantir mais aderência da cera ao pelo para uma remoção mais fácil e com menos dor.
Beber água
Mantenha-se bem hidratada e beba bastante água antes da sessão de depilação. O hábito ajuda a diminuir as dores na hora de remover os pelos. Evite ainda consumir bebida alcoólica antes, pois o álcool evita que os poros da pele fiquem mais abertos, provocando um incômodo maior.
Cuidados depois da depilação
Usar cremes hidratantes
Invista em produtos e creme de hidratação com camomila, soja, sândalo e aloe vera sempre entre uma depilação e outra. Eles podem ser encontrados em forma de gel, creme ou loção e também ajudam a fechar os poros, evitando vermelhidão, bolinhas pela pele ou pelos encravados.
Fazer compressas
Se você sofreu com assaduras após a depilação com cera, pode fazer compressas geladas de chá de camomila, que também diminuem a vermelhidão, além de pomadas cicatrizantes e analgésicos indicados por um médico caso a dor seja muito intensa.
Evitar roupas apertadas
Evite praticar exercícios intensos ou usar roupas apertadas logo após a depilação. As atividades dentro de 48 horas após a depilação podem levar ao aparecimento de bolinhas, pois a pele nova e sem pelo é sensível ao suor, bactérias e fricção. Além disso, usar roupas apertadas pode causar pelos encravados.
Passar gelo
Passar gelo pela região que acabou de ser depilada ajuda muito a prolongar o efeito lisinho. Isso porque, ao passar o gelo pela região imediatamente após a depilação, os poros irão se fechar, retardando a necessidade de uma nova sessão para eliminação dos pelos.
Evitar exposição ao sol
Para evitar manchas na pele após a depilação com cera, não fique exposta ao sol após o procedimento estético, pois o trauma na região favorece as marcas quando entra em contato com a luz solar.
Frequência da depilação
Dê um intervalo médio entre depilações
O ideal é respeitar três semanas antes de depilar novamente. Esse é o tempo de duração do ciclo de crescimento capilar. Arrancando os fios ainda curtos, você pode sofrer com a quebra deles, o que futuramente fará com que cada pêlo tenha um período de crescimento diferente, dificultando a remoção.
Evite período menstrual
Evite fazer a depilação durante ou próximo o ciclo menstrual. O período potencializa a dor devido à liberação de prostaglandina e, além disso, a retenção de líquido típica da época comprime as terminações nervosas, causando mais dores.
Escolha o método mais duradouro
A forma de sofrer menos com as repetidas depilações é escolher o método que dure mais tempo. A lâmina é a pior inimiga nesse quesito: os pelos voltam a crescer em um ou dois dias. Cremes depilatórios duram cerca de uma semana. Já as técnicas com pinça ou cera, ou qualquer outra que arranque os pelos pela raiz, são as melhores: de 15 a 20 dias de pele bem lisinha.
Dicas de depilação
- 7 dicas para fazer depilação com cera em casa sem erros
- Depilar em casa: dicas para ficar com pele lisinha e economizar
- Mancha de depilação sai: dicas para eliminar e evitar