Segundo a dermatologista clínica e cirúrgica, Mônica Aribi, a queda de cílios é completamente natural, assim como a queda de todos os pelos do corpo. Os cílios também passam por ciclos: de crescimento, transição, enfraquecimento e queda.
Leia também:
Alongamento de cílios vira febre entre famosas
Como ter cílios volumosos em 7 passos rápidos
Secador nos cílios é truque para ter volume incrível
Causas da queda excessiva
É natural perder alguns cílios por dia ou semana, mas não se acostume em derrubar suas pestanas excessivamente por aí. A causa mais comum para de queda excessiva dos cílios está ligada à maquiagem.
Como algumas pessoas são alérgicas a determinados produtos e cosméticos que intensificam a perda de cílios, a especialista aconselha investir em produtos hipoalergênicos. “Estresse, deficiência nutricional e problemas hormonais também causam a queda”, completa Mônica.
Evite o problema
1. Nunca durma maquiada
Aplique demaquilante e remova completamente qualquer resquício de sombra, rímel e delineador dos olhos. A maquiagem acaba bloqueando a raiz dos cílios, onde estão as células-tronco que fazem novos fios nascerem, dificultando o ciclo.
2. Não use o curvex com força
E, principalmente, não aplique o curvador de cílios depois de aplicar a máscara, pois alguns componentes químicos podem deixar os fios mais fracos. Outro motivo é que a compressão sobre o fio duro, por conta da máscara, pode causar a quebra do cílio.
3. Cuidado com maquiagens vencidas
Se algumas pessoas podem perder os cílios porque são alérgicas a determinados produtos e cosméticos que podem intensificar sua queda, imagine se o produto tiver seus químicos deteriorados. Evite sob qualquer hipótese usar maquiagem vencida.
4. Evite os cílios postiços
O uso de cílios postiços deve ser evitado no dia a dia, pois a cola, assim como a aplicação e remoção, fragiliza os fios naturais. Reserve essa estratégia apenas para ocasiões mais especiais.