Aprenda dicas para manter seu cronograma capilar até no frio
Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas, não é somente a pele que sente e resseca com mais facilidade. As madeixas também! E, mesmo que seja mais trabalhosa do que no verão, é essencial manter a rotina de cuidados com o cabelo para que eles continuem saudáveis em todas as estações.
Sendo assim, confira abaixo 5 dicas de cuidados para ter no inverno e evitar fios secos e quebradiços.
Cuidados com o cabelo no inverno
1. Intensifique a hidratação

Não é segredo a importância de hidratar o cabelo com frequência. Contudo, o ar seco do inverno demanda que os fios estejam ainda mais nutridos, especialmente os fios cacheados e crespos.
Logo, a dica é usar uma máscara de hidratação a cada três lavagens e deixar agir por 15 minutos nas pontas – após lavar o couro cabeludo – em casos de muito ressecamento.
2. Cuidado com o secador

O secador pode ser um grande amigo nos dias frios, mas nunca o use com menos de 20 cm de distância da cabeça.
Quando o assunto é ressecamento, ele também pode ser o vilão, pois a alta temperatura faz com que os fios percam lipídeos – estes dão emoliência aos fios e funcionam como óleos naturais. Além disso, não se esqueça de usar protetor térmico!
3. Não saia com o cabelo molhado

Diferente do que muitas pessoas pensam, o maior problema de sair com o cabelo molhado no frio não é pegar resfriado. Afinal, o clima não é responsável por levar o vírus da gripe.
Mas, sim, a coceira e caspa que seu couro cabeludo pode experienciar com as baixas temperaturas. Isso porque esse ressecamento também é capaz de gerar o congelamento e quebra dos fios.
4. Não exagere na quantidade de produtos

Use apenas o necessário sempre, mas principalmente no frio! Com as baixas temperaturas, o cabelo costuma ficar mais frágil do que o comum. Por isso, a combinação de muitos cremes ou óleos pode ser a receita para aumentar a queda, ter caspas e prejudicar a saúde natural das madeixas.
5. Não abuse de acessórios

O uso excessivo de gorros e chapéus pode causar problemas iguais aos do boné, que muitas pessoas usam com frequência no verão: retenção de umidade e impedimento da respiração correta do couro cabeludo.
No entanto, não é preciso descartá-los. A dica é se atentar para que os acessórios sejam confortáveis e que também não pressionem a cabeça ao ponto de quebrar os frios.