A axila é uma área que precisa de muitos cuidados, especialmente no verão, em que as mulheres depilam com mais frequência, transpiram mais e tomam sol. Tudo isso, e muito mais, contribuem para o escurecimento da pele.
De acordo com a dermatologista Dra. Aline Albuquerque Pinheiro, membro da Academia Americana de Dermatologia, depilação, alergia à lâmina do barbeador, obesidade e predisposição genética podem ser algumas causas das axilas escuras. Mas fique tranquila, pois se você se incomoda com esse detalhe, existem muitas dicas para que você curta a estação mais quente do ano com as axilas lisinhas e sem manchas.
Axilas lisinhas e sem manchas: truques
Higienização
A pele deve estar sempre limpinha. O sabonete neutro é uma ótima opção, especialmente para quem tem alergias. No caso de transpiração excessiva, use sabonete antibacteriano.
Depilação
Todos os tipos de depilação agridem a pele da região. Porém, os realizados com cera são os mais indicados, pois demoram mais a crescer, o que ajuda a dar um tempo para a pele respirar antes de retirar os pelos novamente. Os tratamentos a laser também são uma ótima opção. Procure evitar as lâminas de barbear.
Desodorantes
Aqui, não há regras. O ideal é utilizar aquele que mais lhe agrada. Porém, fica o alerta de que as versões com álcool podem irritar a pele e causar as manchas tão temidas. Há também opções de desodorantes especiais que agem diretamente no clareamento da axila.
Esfoliação
Para renovar a pele da região e evitar os pelos encravados, faça esfoliação na região sempre que possível. As versões mais simples que levam açúcar e mel são uma ótima opção.
Hidratação
Procure usar um hidratante sempre que limpar as axilas. A pele ressacada e descamada também deixa a região mais escura.
Como clarear as axilas
- Segredinho: bicarbonato para clarear a pele da axila
- Receitinhas caseiras para clarear as axilas
- Dermatologista dá a dica: como evitar escurecimento das axilas?