Lá vem a estação do sol, praia, piscina e pouca roupa. É quando o danado do pneu anuncia que vestir um biquíni não será tão fácil assim. ´Como perder a barriga saliente em apenas alguns meses?´, você deve estar se perguntando. Desespero típico da primavera, mas, muita calma nessa hora! Não adianta se descabelar, reclamar da moda praia-verão, nem aposentar seu biquíni maravilhoso ou muito menos arrumar as malas e partir rumo à serra. É hora de mandar as gordurinhas extras da barriga para o espaço e desfilar toda prosa – e em forma – pelas praias afora. O que não falta é opção de métodos, tratamentos e exercícios para dar um fim a esse problema. Conheça, agora, os mais requisitados, declare guerra à barriga e fique poderosa para o verão!
Veja no Bolsa TV: personal trainer ensina a fazer os exercícios para definir o abdômen
Lights, mas eficazes
Na lista dos procedimentos não invasivos, ou seja, sem cortes ou agulhadas, conheça alguns aparelhos que, aliados à boa alimentação e à atividade física, são perfeitos para deixar a barriguinha e o corpo em forma a tempo. “Os procedimentos não invasivos requerem, em média, dez sessões, sendo que os resultados já podem ser vistos a partir da quinta”, afirma Ingrid Peres, fisioterapeuta da Onodera Estética, em São Paulo.
Ativos como a cafeína e a centelha asiática apresentam resultados fantásticos na eliminação da gordura localizada
Accent e Ultra Shape
Muito procurados, esses dois aparelhos garantem, em comum, a redução de gordura localizada, mas agem de formas distintas. “O Ultra Shape atua através de ultrassom, destruindo as células do tecido adiposo e reduzindo a gordura localizada. Já o Accent, um aparelho de radiofreqüência, vai além: não só reduz a gordura como aumenta a produção de colágeno, melhorando a flacidez. É indicado, também, no combate à celulite”, explica a dermatologista Silvana Brazão, da Clínica Dermatológica Paula Bellotti, no Rio. Segundo ela, o Accent requer, em média, dez sessões com intervalos de 15 em 15 dias, enquanto o Ultra Shape varia entre uma e três sessões com intervalos de um mês.
Manthus
É um aparelho de ultrassom que promove a quebra da camada de gordura, então lançada na corrente sangüínea. “Por isso a importância de, durante o tratamento, ingerir menos calorias e fazer atividade física, senão a gordura não é eliminada”, explica Fátima Pazos, da Clínica de Medicina Estética Fátima Pazos. Para intensificar o resultado, um gel com substâncias lipolíticas, que auxiliam na quebra da gordura, é aplicado na região do corpo com excesso de tecido adiposo. “São utilizados, por exemplo, ativos como a fosfatidilcolina, um potente lipolítico”, acrescenta Roberto Rodolfo Jr., diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Regional Rio. São necessárias de oito a 10 sessões.
Segundo a fisioterapeuta Ingrid Peres, da Onodera, os resultados do Manthus são ainda melhores se ele for associado a uma massagem modeladora. “Com movimentos rítmicos e rigorosos, ela aumenta a circulação sangüínea local e ajuda a eliminar a gordura”, garante Ingrid.
Crioterapia e endermoterapia
A massagem modeladora com cremes crioterápicos, ou seja, que resfriam e aquecem a pele em questão de segundos, ajuda na circulação e na redução de medidas. “Ativos como a cafeína e a centelha asiática apresentam resultados fantásticos na eliminação da gordura localizada”, afirma Roberto Rodolfo Jr. Em uma média de 10 sessões o tratamento está completo.
Já a endermoterapia é uma espécie de massagem modeladora e drenagem linfática mecânica. Através de um sistema de vácuo, o tratamento favorece a eliminação de toxinas, além de promover a renovação e nutrição celular, bem como a perda da gordura localizada e tonificação dos tecidos. A esse procedimento, Fátima Pazos gosta de associar o Manthus. “As associações de tratamentos só trazem benefícios, porque potencializam os resultados de cada um e, conseqüentemente, do conjunto”, garante.
Lifting 3D
Fátima Pazos explica que esse é um tratamento de última geração no combate à gordura localizada e à celulite. Não tem nada a ver com cirurgia, mas leva esse nome porque dá um up no visual, inclusive na barriga, associando três procedimentos: aplicação de cosméticos redutores de gordura e inchaço, massoterapia com infra-vermelho, que age no nódulo da celulite, e máscara mineral, que melhora a circulação sangüínea e a drenagem linfática. “Cada sessão dura, em média, três horas”, diz Fátima. Mas o resultado é praticamente imediato. “Tem pacientes que respondem muito bem e perdem entre 500 gramas e 1 Kg em uma sessão, reduzindo as medidas em até 16 cm”, revela. Parece milagre, mas não é. Para dar certo, tem que seguir o passo-a-passo à risca.
Estimulação russa
A corrente vinda do aparelho computadorizado de média freqüência promove o estímulo de vários grupos musculares. Depois que os eletrodos são colocados na região que se quer tonificar e acoplados à pele com gel condutor, o aparelho é ligado, provocando contrações involuntárias. “Mas essa não é uma técnica passiva de estimulação muscular”, destaca a fisioterapeuta Ingrid Peres. “Ao mesmo tempo em que a corrente promove contrações involuntárias, a paciente faz contrações voluntárias através de abdominais, mantendo-a por seis ou 10 segundos. Assim, aumenta-se a circulação sangüínea e a oxigenação dos tecidos, melhorando a resistência e o tônus muscular.