Autobronzeador pode deixar a pele laranja?

por | jun 30, 2016 | Beleza

Quem nunca usou creme autobronzeador ou fez bronzeamento artificial a jato antes normalmente tem receio de se submeter ao procedimento e acabar com um resultado artificial. Em alguns casos, o produto deixa a pele com um aspecto alaranjado e cor muito intensa. Foi o que aconteceu com famosos como Christina Aguilera (foto), Cristiano Ronaldo, Leighton Meester (foto), Xuxa, dentre muitos outros.

Leia também:

Autobronzeador: tire todas as suas dúvidas

Garanta efeito bronzeado com maquiagem sem ficar artificial

Nova técnica de bronzeamento artificial garante cor por até 15 dias

Segundo a diretora técnica da marca Tropic Tan, Claudia Lewgoy, além do excesso de produto, que pode resultar nesse efeito, a tonalidade final depende da composição da pele. “O creme autobronzeador contém uma substância chamada dihidroxiacetona, que reage com os aminoácidos presentes na pele. Por isso, a cor obtida está relacionada com a composição epidérmica da usuária”, explica.

Gafe: durante apresentação em 2012, autobronzeador escorreu da perna de Christina Aguilera (Getty Images)

De acordo com ela, na maioria dos casos, o bronzeado será dourado e natural. Porém, em uma parcela das pessoas, a pele ficará com uma tonalidade alaranjada. “Isso não acontece, necessariamente, em quem tem a pele muito clara. Existem meninas branquinhas que usam o produto e ficam com um bronzeado legal. Não é a pigmentação da pessoa que determina o resultado final”, garante.

A especialista afirma que, para descobrir qual será a cor final, é necessário testar o produto no braço e esperar sete horas até o término da reação. “Verifique a cor obtida. Se não foi a esperada, é melhor abrir mão do autobronzeador”, orienta.

Não gostei do resultado. O que faço?

Se você não fez o teste antes de aplicar a loção no corpo todo e acabou com um resultado artificial, existem meios de acelerar a dissipação da cor. “Todos os processos que aceleram a renovação celular vão fazer com que o produto saia da pele mais rapidamente”, diz Claudia. Algumas dicas são:

  • Faça banhos de imersão prolongados: encha a banheira com água morna e permaneça lá dentro por bastante tempo. “Fazendo isso diariamente, o bronzeado sai em cerca de dois dias”, afirma.
  • Tome banhos longos.
  • Faça ginástica e outras atividades que provoquem suor.
  • Esfolie a pele, tomando cuidado para não agredi-la.

Veja uma dica para ficar com a pele bronzeada sem erro: