Quanto tempo dura o bronzeamento artificial? Ele pode dar alergia? Mancha a roupa? Deixa a pele alaranjada? A diretora técnica da marca Tropic Tan, Claudia Lewgoy, responde essa e outras questões sobre os cremes e sprays autobronzeadores.
Leia também:
Atitudes simples garantem bronzeado prolongado e saúde em dia no verão
Prepare a pele para ter um bronzeado mais uniforme
Nova técnica de bronzeamento artificial garante cor por até 15 dias
Como o produto age?
“A fórmula contém a substância dihidroxiacetona, que reage com os aminoácidos presentes na pele. O processo demora sete horas para se completar”, explica a especialista.
Alguns produtos são mais concentrados e já oferecem um bronzeado intenso na primeira aplicação. Outros requerem mais de uma camada para que se obtenha a cor desejada.
É possível aplicá-lo sozinha?
Segundo a profissional, sim. “Algumas pessoas conseguem passar o produto nas próprias costas e não precisam de nenhuma ajuda”, afirma.
Quanto tempo dura o bronzeado?
De sete a 10 dias, dependendo dos cuidados tomados. A saída da cor acontece com a renovação celular. Por isso, para que o bronzeado dure por mais tempo, é importante fazer uma esfoliação no corpo inteiro antes da aplicação, removendo todas as células mortas. Depois de passar o produto, a recomendação é hidratar o corpo diariamente.
O bronzeamento artificial a jato tem resultado e durabilidade similares à loção autobronzeadora (Thinkstock)
E se a pele ficar desigual?
Segundo Claudia, o produto precisa ser passado uniformemente, como se faz com o protetor solar, para que o resultado seja homogêneo. Porém, por ser incolor, a usuária não consegue ver, no momento da aplicação, se todas as partes foram contempladas igualmente. Se sobrarem pontos brancos, basta reaplicar o produto no local de acordo com as orientações e aguardar o tempo de secagem.
Mancha a roupa?
Durante a aplicação e nas sete horas seguintes, não é recomendado usar roupas claras ou muito delicadas, pois é possível que um pouco do produto seja transferido para o tecido.
Já nos dias que seguem, a especialista afirma que é comum observar algumas manchas nos lençóis, toalhas e mesmo na parte interna das roupas. “São células mortas tingidas que vão se soltando do corpo conforme ocorre a renovação celular. Porém, a mancha não é permanente e sai com água e sabão”, garante.
A pele fica laranja?
Claudia explica que, dependendo de sua composição, a pele pode adquirir uma cor alaranjada com o autobronzeador. Por isso, é importante testar o produto no braço antes de aplicar no corpo todo e esperar o tempo de reação para verificar se o resultado é o esperado.
Posso desenvolver alergia?
Sim, por isso, aqui vale a orientação de testar o produto em uma pequena área do corpo e aguardar as sete horas para observar o resultado.
“O autobronzeador é contraindicado para quem está em meio a tratamentos que sensibilizam a pele, como o peeling, pois ela precisa estar íntegra para receber o produto. Mulheres grávidas devem consultar o médico antes de utilizá-lo”, orienta Claudia. “Além disso, só use produtos registrados na Anvisa”, completa.
Confira outra dica para ter um bronzeado bonito e saudável: