Barriga pra dentro!

Vem chegando o verão e, com ele, a hora de tirar o mofo daquele biquíni que estava guardado na gaveta. Só que a sua imagem refletida no espelho, ultimamente, não é exatamente aquela que cairia bem num modelito duas peças, principalmente por causa da presença nada discreta de uma certa pança. E aí? Vai fazer o quê? Viajar para as montanhas? Nada disso. Ainda está em tempo de traçar uma boa estratégia para desfilar poderosa pelas areias do nosso litoral. Para saber as melhores maneiras de lapidar as formas na reta final do ano, o Bolsa de Mulher conversou com alguns especialistas e descobriu quais os métodos mais eficientes de alcançar resultados mais rápidos e seguros.

Existem diversas maneiras de declarar guerra à barriguinha saliente. Porém, antes de partir para o ataque é preciso fazer uma parada, mais do que obrigatória, no consultório médico. Perder peso e eliminar barriga – qualquer que seja o método a ser adotado – não é brincadeira, então ninguém melhor do que um profissional de saúde para indicar o melhor caminho. Sob a orientação dele, é possível obter os resultados desejados, com muito mais segurança do que sair por aí cometendo loucuras por conta própria. Com pelo menos três meses de antecedência, a adoção de alguns procedimentos pode fazer a barriga sumir e, de quebra, dá uma boa ajeitadinha no resto!

A boa e sempre eficiente malhação

Nada é mais importante e benéfico para a saúde do que a prática regular de exercícios. Na hora de eliminar gorduras e definir os músculos da barriga, eles são excelentes aliados. “Unindo atividades aeróbicas a exercícios de fortalecimento muscular, é possível definir a barriga rapidamente. Só fazer abdominal não adianta, também tem de queimar a gordura acumulada”, explica a personal trainer Alessandra Lins, da academia Rio Sport Center, no Rio de Janeiro. A professora ressalta que os resultados são mais visíveis quando se adota, também, uma dieta equilibrada. “Cerca de 80% do resultado vai depender da alimentação. Não adianta nada malhar bastante na academia e depois ingerir coisas que não são saudáveis”, observa.

Entre os exercícios aeróbicos recomendados, estão atividades de baixa e média intensidades, como esteira, bicicleta, spinning, natação, danças, body combat, body pump e caminhadas. E elas podem ser alternadas com os exercícios de fortalecimento muscular, como a musculação e os abdominais. “A duração dos exercícios pode ser de 30 a 60 minutos e a prática tem de ocorrer no mínimo três vezes por semana”, recomenda Alessandra.

Tratando da barriga – literalmente

Como bem disse Alessandra, uma grande parcela do sucesso da conquista de uma barriga sarada pode ser creditada à alimentação. Mesmo quem já tem tendência genética a acumular gorduras em locais específicos pode – com a mudança dos hábitos alimentares e a associação de exercícios físicos à dieta – acabar de vez com o acúmulo de pneuzinhos. Acha difícil? Veja só: “Evitando alimentos gordurosos, frituras, doces em demasia, refrigerantes, carnes gordas e, principalmente, bebidas alcoólicas”, ensina a nutricionista Elisangela de Pauli. Então, se você é chegada a um chopinho com as amigas nos finais de semana, já pode pensar em substituí-lo por um suco de frutas.

Beber bastante água, além de eliminar as toxinas, também é uma ótima forma de perder barriga. Segundo a nutricionista, quem bebe pouca água tem tendência a ressecar o intestino. “Com a retenção das fezes, a barriga acaba crescendo”, comenta. E aí, para soltá-lo, o negócio é adicionar muitas fibras, barrinhas de cereais e alimentos integrais ao cardápio. Elisangela complementa que a única forma de acelerar o metabolismo – e, por conseqüência, perder peso – é a prática de exercícios. “Enquanto queima gorduras, a atividade física também fortalece a musculatura, evitando a flacidez”, ressalta Elisangela. Portanto, barriga pra dentro é uma questão de atitude.