É tarde da noite. Você olha ao seu redor e percebe que todo o escritório foi embora, só tem o seu monitor ligado ainda. E, para piorar a situação, você percebe que as suas unhas estão um lixo, nada apresentáveis para a reunião do dia seguinte, às 8 horas da manhã! O que fazer? Chegar em casa e ainda dar uma de manicure? Afinal, não tem nada aberto a uma hora dessas… Não. Nada disso. Alguns estabelecimentos, como cabeleireiros, clínicas de estética e academias, enxergaram esta carência de apoio técnico e já estão funcionando em horários alternativos. Ah, e se você estiver cansada depois do expediente, não tem problema, existem ainda os serviços em domicílio.
A Dra. Ana Carolina Rocha, dermatologista e dona da clínica La Vitalité, no Rio de Janeiro, afirma que, para ela, dar consultas além do horário tradicional é um diferencial importante, pois muitos clientes têm uma carga horário de trabalho grande, o que dificulta o atendimento. “Além disso, se um cliente que você trata acorda com um problema na pele, sendo simples ou não, é possível ajudá-lo tendo uma agenda maleável. Não os deixo na mão nestes momentos de crise”, exemplifica a médica, que às 7 horas pode estar fazendo um peeling.
Também no Rio, não muito longe da clínica, o cabeleireiro Hans, dono do salão com mesmo nome, já perdeu as contas de quantas vezes saiu de lá depois das 23 horas! “Desde que esteja agendado, oferecemos todos os serviços até tarde. E ainda há a opção dos profissionais irem à residência da cliente”, informa Hans. A produtora de eventos Renata Botelho é adepta dos tratamentos fora de hora. Segundo ela, nada como, depois de cumprir as obrigações, relaxar cuidando da beleza. “Minha vida é uma loucura. Quase não dá pra ir fazer a unha, ou cortar o cabelo. Tem sempre algum cliente me ligando e eu acabo desistindo do horário no salão. Assim, tarde, eu já fiz tudo. Às 10 ou às 9 da noite, ninguém me incomoda mais. Eu sento e relaxo pra me tratar”, conta a produtora.
Foi para atender quem não se enquadra no horário de atendimento que a depiladora Sônia Martins criou uma agenda de horários nada convencionais, mesmo trabalhando num salão de beleza todos os dias. “Tem dias que começo às 6h30 e termino depois das 22 horas”, diz. A advogada Inez Camargo é uma que conta com o expediente off comercial de Sônia: “Ela foi um achado! Uma amiga me indicou e já são mais de seis anos que sou sua cliente”, comenta.
Cabelos, unhas, pele e… corpo. Qual o horário disponível para cuidar dele? Esteira: 22 horas. Bicicleta: 23 horas. Musculação às 4 horas. Acha exagero? Não é não. Na academia Ipanema Sport Site Club, por exemplo, há sempre movimento, não importa a hora, é o que revela a recepcionista Joana Canano: “Muita gente vem no turno da madrugada, da meia-noite às 6 horas”. O vendedor Bernardo Cabral é um dos malhadores notívagos. “Eu saio da loja às 22 horas e vou malhar. Quando termino, já é uma da manhã”, conta. A jornalista Ana Luiza Faria, que trabalha no mercado financeiro em São Paulo, também só tem a noite para se exercitar, sempre depois das 21 horas, pois costuma passar quase 12 horas do seu dia dentro do escritório. “Vou direto do trabalho para a academia, mercado financeiro é assim mesmo, saímos tarde”, revela.
Já Curitiba decidiu instituir a boemia comercial de vez: criou a Rua 24 horas. Inaugurada em 1991, é a primeira desse estilo no Brasil. É um espaço coberto, com 34 lojas com opções de lazer, comércio e serviços, e que simplesmente não dorme. Além de ser uma ótima opção para os curitibanos, se tornou um ponto turístico pela inovação e audácia. Nota-se cada vez mais a necessidade dos serviços além do horário comercial. Afinal, dormir não é o único compromisso com a noite!
Serviços:
Clínica Vitalitè – Avenida Ataufo de Paiva, 226 / 802 – Leblon – Rio de Janeiro Telefone: 21 2540 8673
Sônia Martins – depiladora em domicílio
Atendendo a partir das 6h 30 e até 22h30.
Cel: 21 8132-9153
(no horário comercial ela atende num salão, em Copacabana, RJ)
Hans Coiffeur – funciona normalmente de terça a Sábado, das 9h às 22h, 2ª a partir das 13h. Se a cliente marcar, o salão disponibiliza horários até mais tarde.
Rua: Visconde de Pirajá, 646 – Ipanema – Rio de Janeiro
Telefone: 21 2259-7654
Academia Master 24 horas www.master24horas.com.br
Rua da Consolação, 2970
(entre Itu e Franca) – Jardins – São Paulo
Telefone: 11 3062-0193
Academia Ipanema Sport Site Club (24 horas)
Rua Visconde de Pirajá, 161 / 2º andar – Ipanema – Rio de Janeiro
Telefone: 21 2267-3668
Rua 24 horas: como chegar – pelas ruas Cândido Lopes, rua Carlos de Carvalho e rua Visconde de Nácar.
Telefone: 41 32258-1732