Cabelo cacheado tingido: como cuidar dos fios

Tingir os cabelos é uma prática constante na vida de muitas mulheres e não é para menos. Diante da enorme variedade de nuances, a tentação de transformar o visual é grande, mas sem alguns cuidados básicos essa transformação pode acabar danificando os fios.

Leia também:
Meu cabelo viciou no meu creme de tratamento preferido, e agora?
Criança com cabelo cacheado: como estimular a gostar dos cachos e a valorizá-los
3 sinais de que os seus cachos estão danificados e como tratá-los

Consultora técnica da Embelleze, Marleila Aguiar explica que os cabelos cacheados tingidos requerem os mesmos cuidados que os naturais, sempre caprichando na hidratação. “Quando aplicada da maneira correta, a tintura não é agressiva, por isso, não é preciso recorrer a um tratamento especial”, afirma.

Para que a tintura penetre e aja, é necessário abrir a cutícula do fio, contudo, ao lavar o cabelo e remover o produto, a cutícula volta a se fechar. “É como um velcro de roupa, você abre e fecha só uma vez. O que danifica o cabelo é pintar ele inteiro toda vez, pois abrir as cutículas todo mês resseca bastante o cabelo”, explica.

Quando isso acontece, os fios ficam porosos e absorvem os produtos com a mesma velocidade que eliminam. Resultado: por mais que você tente hidratá-los, eles estão sempre danificados e com aspecto de mal cuidados.

Cuidados com o cabelo tingido

A profissional explica que o primeiro passo é não pintar o cabelo inteiro todo mês, retocando apenas a raiz. “Quando o cabelo desbotar, pode passar a tintura em todo o comprimento dos fios, mas isso deve ser feito a cada três ou quatro meses, e não com frequência. A cutícula precisa descansar”, explica.

Reduzir o número de lavagens e apostar em bons cremes de tratamento são outras medidas indispensáveis. Uma alternativa é deixar o condicionador de lado e aplicar uma máscara de hidratação a cada lavagem, permitindo que ela aja por três minutos. Uma dica da consultora Daniele Nascimento é usar um óleo vegetal nutritivo antes do banho. “Isso ajuda a preparar o cabelo para a lavagem e evita o ressecamento excessivo causado pelo shampoo”, explica.