null: nullpx
corte de cabelo-Mulher

Cabelo de Juma inspira desde os anos 1990 e tem truque para manter volume nas pontas

Profissional explica ainda as pequenas diferenças nos fios de Cristiana Oliveira e Alanis Guillen
Publicado 26 Jul 2022 – 04:22 PM EDT | Atualizado 26 Jul 2022 – 04:22 PM EDT
Reações
Compartilhar

Apesar de não seguir tendências de beleza, o cabelo de Juma Marruá (Alanis Guillen) chama atenção. O mesmo aconteceu com a disruptiva personagem de Cristiana Oliveira na primeira versão de "Pantanal", em 1990.

Idealizado para combinar com personalidade forte e "selvagem" da personagem, o visual também passa a impressão de pertencer à alguém que preza pela liberdade - desde 2021, essa tem sido a principal escolha de muitas mulheres brasileiras. Sendo assim, o corte de Juma serve de inspiração até os dias de hoje.

Cabelo de Juma Marruá

De acordo com Rudi Werner, hair stylist que elaborou a aparência das madeixas em castanho escuro da primeira Juma, o corte foi responsável por consagrá-lo como um profissional de sucesso, além de ser o mais procurado nos salões da sua rede.

O cabelo da personagem, no geral, é longo, pesado e com fios retos. Para ele, a inspiração andou de mão dadas com o compromisso de retratar a realidade da menina-onça.

"Foi uma beleza explorada da forma mais natural possível, diante das condições em que ela vive", explica.

Já na Juma atual, que tem os fios em tons de mel, há um alinhamento mais nítido das mechas frontais diante do contorno facial, diferente da primeira, que contava com uma leve franja lateral.

"Na Cristiana, houve um corte frontal de camadas longas, garantindo mais volume diante do rosto", pontua Rudi.


Especialmente as mulheres mais jovens têm buscado por visuais que também explorem a sensualidade feminina, tendo em vista o conceito de autoexpressão.

A decisão inclui as que estão em transição capilar, por exemplo, e as que abandonaram de vez o uso da chapinha.

"A mulher de hoje não quer mais a pressão de estar enquadrada em qualquer padrão, afinal, isso é a Juma, uma mulher que vai contra o fluxo que depositamos como 'normal' na sociedade", diz o hair stylist.

Como manter os fios à la Juma Marruá?

Para manter o volume das pontas de Juma, é preciso investir em uma camada discreta na base do comprimento. "Vale lembrar que quanto mais camadas, mais volumoso o cabelo fica", reforça Rudi.

Outra dica fácil para dar mais textura e precisão nas camadas é umedecer os fios antes de realizar o corte.


Mas, para um resultado final mais aproximado ao original, as cacheadas e onduladas seriam as mais beneficiadas. Para as lisas que querem investir no visual, há produtos apropriados para valorizar o volume como shampoos e condicionadores, além de finalizadores.

Inspirações para cabelos

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse