Cápsulas para emagrecer: fitoterápicos em pílula realmente funcionam?

por | jun 30, 2016 | Beleza

Será que as famosas cápsulas que prometem emagrecer e chegar ao corpo ideal são verdadeiras? Consultamos profissionais da saúde e, como era de se esperar, milagres, infelizmente, não existem.

Para perder os quilinhos que insistem invadir o corpo, vale tudo: embarcar em fazer dietas malucas, “morar” na academia, comer sopa em todas as refeições, tomar shake e até fazer promessa. Mas, sem a ajuda de profissionais, a maioria das opções é, frequentemente, frustrada e, ainda, acaba com a saúde.

>> Conheça outros conteúdos da revista Bianchini.

Revista Bianchini

O que não faltam, entretanto, são pílulas e cápsulas de todos os tipos, com substâncias milagrosas que prometem dar exatamente o que você – e eu! – queremos: um corpo de revista, sem muito esforço. Para isso, o setor farmacêutico transforma as prateleiras das farmácias em bancas de feira: tem de tudo, desde cápsulas com chá verde e ervas variadas até opções com óleos de coco, berinjela, abacate e outros frutos.

Na opinião do endocrinologista Lucas Moura, do SPA Med Sorocaba Campus, quando se trata de uma substância natural, dificilmente ela trará efeitos maléficos ao corpo. Porém, uma grande maioria desses fitoterápicos carece de estudos clínicos mais aprofundados. Segundo ele e o também endocrinologista Odilon Bernardes, as cápsulas não são mágicas, nem pó de pirlimpimpim. O que acontece, e acaba confundindo alguns usuários que saem divulgando que acabaram de descobrir ouro no fim do arco-íris, é que elas ajudam a inibir o trio inimigo do corpo bonito e saudável: o apetite, a ansiedade e a compulsão. Eliminando esses desconfortos, as cápsulas ajudam a dar um “up” na dieta e no treino.

Koubo ou pitaia

Uma opção do mercado que mostrou corresponder aquilo que promete é a fruta koubo, também conhecida como pitaia, originária do nordeste brasileiro.

Benefícios

Já foi comprovado o poder que ela tem de inibir o apetite, prolongando a sensação de saciedade. Esse efeito se dá graças a uma substância chamada tiramina. No caso da versão fitoterápica, há o efeito termogênico e adrenérgico, que mantêm o metabolismo ativo. Além disso, a cápsula com as propriedades do koubo provoca a ação do hormônio glucagon, responsável pela utilização das reservas energéticas que ficam armazenadas no organismo na forma de gordura. Embora o medicamento seja vendido apenas com prescrição médica, a fruta está à disposição na maioria dos mercados municipais.

Cafeína e guaraná

As “pílulas a base de cafeína e guaraná podem ajudar a aumentar a disposição em alguns momentos do dia, mas, para muitos, essas sustâncias causam efeitos colaterais”, explica o endocrinologista Lucas Moura.

Alerta

Para não cair em armadilhas, os profissionais alertam também para a fiscalização desses produtos que, em muitos casos, são retirados do mercado após comprovação da utilização de hormônios e anfetaminas na fórmula, o que pode causar danos ao organismo.

Berinjela

A nutricionista especialista em clínica funcional, Fernanda Granja, conta que as cápsulas de berinjela contêm vitaminas A, B1, B2, B5, C e minerais, como cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. De acordo com a profissional, a berinjela ajuda a diminuir o colesterol e as taxas de gordura, além de tratar a hipertensão, reumatismo, gota e gastrite.

Óleo de abacate

Créditos: Shutterstock

Rica em vitamina C, E, Ômega 6 e 9, segundo a nutricionista Fernanda Granja, da Nutraway, empresa especializada em suplementos alimentares, essa substância também, comprovadamente, auxilia na redução do colesterol, inibe o apetite, atua contra o envelhecimento precoce e controla a pressão arterial.

Conheça outros benefícios do abacate: