Cicatrizes: 4 tipos e como identificar cada uma para se proteger nos dias de sol

Quase todos têm alguma cicatriz na pele: de queimaduras, alguma queda brincando ou praticando esporte, mordidas de insetos que você não deixa curar bem porque coça muito e também cicatrizes cirúrgicas após uma intervenção. Por uma razão ou outra, todos acabam por ter marcas.

Que tipo de cicatriz você tem?

A primeira coisa a se saber é que nem todas as cicatrizes são iguais. Quer sejam novas (de lesão recente), ou cicatrizes antigas podem ser de diferentes tipos, ainda que o processo para cuidá-las e protegê-las costume ser, geralmente, o mesmo. Conheça quatro tipos diferentes:

1. Cicatriz hiperpigmentada
A cicatriz hiperpigmentada, geralmente, aparece em feridas superficiais. É caracterizada pelo fato de que a nova pele é mais escura do que a pele que a circunda.

2. Cicatriz hipopigmentada
Esta é a oposta do caso anterior, em que a pele da cicatriz tem uma tonalidade mais clara do que a encontrada em torno dela. Muitas vezes, elas resultam de uma ferida mais profunda e aparecem em áreas da pele onde não se produz tanta melanina.

3. Cicatriz atrófica
A cicatriz atrófica é reconhecível quando há uma depressão na área da ferida. Isto se deve ao fato de que é resultado de uma ferida onde houve grande destruição de tecidos e a pele não foi capaz de regenerar completamente.

istock

4. Cicatriz hipertrófica
Neste caso, o tecido que nasceu de novo para cobrir a ferida tem uma forma arqueada, se elevando acima do nível da pele. Elas ocorrem quando há um excesso de colágeno nessa a área do corpo.

Como proteger a cicatriz do sol?

O ideal, para seu pesar principalmente nos meses de verão, é que a cicatriz não fique diretamente exposta ao sol: os raios ultravioletas que atingem atrapalham e atrasam o processo de cicatrização. Assim sendo, a melhor solução seria cobrir sempre o máximo da cicatriz possível.

No caso da cicatriz receber a luz do sol, é muito importante que ela esteja protegida adequadamente. O sol também pode causar pigmentação da lesão que vai ficar com uma cor diferente do resto da pele, com um risco aumentado no caso das cicatrizes cirúrgicas.

Portanto, é essencial que se cubra com filtro solar de alto fator de proteção (FPS 50) e renove a aplicação a cada hora. Se você tem uma cicatriz resultado de uma lesão grave, também cuide para manter o local bem hidratado durante todo o dia, já que nessa parte da pele a água evapora muito mais rápido.

Creme de abacate: Segredo de Jennifer Lopez para pele impecável