“Co-wash” é segredo para não ficar com cabelo ressecado mesmo lavando bastante

Você já deve ter ouvido falar em co-wash nos blogs de beleza e redes sociais, mas ainda se pergunta se a técnica realmente funciona. Assim como outros métodos de lavar os cabelos, como No e Low Poo, o objetivo do co-wash é deixar os fios menos ressecados, mesmo com várias lavagens, proporcionando benefícios como a hidratação e suavidade.

Na prática, o co-wash consiste em lavar as madeixas apenas com condicionador. É recomendado especialmente para os fios afros, cacheados ou aqueles extremamente secos, mas pode ser feito em todos os tipos de cabelos.

Como funciona o co-wash

Muitos shampoos disponíveis no mercado incluem sulfatos – substâncias que higienizam os cabelos mas que podem retirar os óleos naturais e umidade dos fios. Com isso, as madeixas ficam mais secas e propensas à quebra.

Com o co-wash há redução do uso de shampoo, já que a lavagem é feita apenas com condicionador. Ele assume literalmente o lugar do shampoo: o condicionador também possui ingredientes que são capazes de limpar os fios, sem deixá-los com aspecto pesado ou pegajoso.

Para aderir, basta usar o condicionador após molhar os cabelos durante o banho, aplicando na raiz, comprimento e pontas. É preciso massagear bem o couro cabeludo para uma limpeza suave, deixar agir por alguns minutos e enxaguar com água. Se achar necessário, aplique outra mão de condicionador, mas desta vez apenas nas extremidades dos fios, para desembaraçar e condicionar as madeixas.

Vantagens e desvantagens do co-wash

É possível usar o condicionador de sua preferência para fazer o co-wash, mas os experts recomendam produtos específicos para essa lavagem dos fios. Itens ricos em proteínas que fortalecem as madeixas e reparam danos capilares – sem substâncias como parafina, parabenos, sultados, silicone insolúveis, entre outros.

A principal vantagem do co-wash está em realizar os processos de limpeza e condicionamento dos fios ao mesmo tempo, fazendo com que eles fiquem mais saudáveis e hidratados. Um ponto negativo é que a técnica pode não ser eficiente para quem tem problemas no couro cabeludo, como caspa e seborreia, já que pode agravar estes distúrbios.

Cuidados com cabelos cacheados