Qual mulher nunca percebeu diferenças em cores, texturas e até cheio em algum item de maquiagem, mesmo que estejam dentro do prazo de validade? Uma série de fatores contribuem para essas mudanças, especialmente, a má conservação dos produtos.
Para que estes itens durem mais e não tenham essas mudanças bem perceptíveis, é preciso ter alguns cuidados, que vão desde o armazenamento correto até a proteção das embalagens.
Maquiagem: como conservar
Alguns truques bem práticos ajudam a evitar desperdícios e ainda economizar, conservando os produtos de maquiagem com suas próprias características por muito mais tempo. Para isso, Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, dá algumas dicas para preservar estes itens essenciais de beleza, confira:
1. Armazenagem correta
É preciso manter os produtos de maquiagem longe da umidade, altas temperaturas e do sol. O banheiro não é o melhor lugar para guardar o make, já que o ambiente é permeado de fungos e bactérias que podem contaminar os itens, especialmente pincéis. Os itens devem ser armazenados em um local fresco e arejado.
2. Atenção às embalagens
Portilho afirma que as embalagens são essenciais para proteger os produtos do calor, umidade e micro-organismos. Por isso, elas devem ser guardadas dentro de uma maleta ou nécessaire.
3. Prazo de validade
Os itens de maquiagem não devem ser usados após o vencimento e, sim, descartados. “Podem causar irritação na pele, alergias, coceiras, entre outros problemas”, afirma Lucas Portilho. Por isso, antes de organizar os produtos, é importante verificar se todos estão dentro da data de validade recomendada pelo fabricante.
4. Mais qualidade, menos quantidade
É a velha história “o barato sai caro”: produtos mais em conta têm a vantagem do preço, mas podem exigir uma quantidade maior na aplicação para ter uma boa cobertura. E isso faz o item durar menos. Neste caso, vale apostar na qualidade, em produtos com menos desperdício e com maior vida útil.