Como escolher a bebida ideal para o verão

por | jun 30, 2016 | Beleza

Com as altas temperaturas do verão as pessoas procuram se alimentar com pratos leves, além de beberem muita água. Contudo, como o verão coincide com as férias, muitas pessoas acabam consumindo também bebidas alcoólicas para se refrescar e se divertir.

Leia também

Alimentação ideal para os dias quentes 

Dicas para curar ressaca de bebida 

Cerveja: como gelar mais rápido, servir e outras dúvidas 

Sonia Denicol, sommèliere do Sonoma, ensina como escolher e harmonizar as bebidas para o verão.

Destilados em geral

Segundo a especialista, no verão a dica é escolher as bebidas alcoólicas que não são muito encorpadas e que não contenham teor alcoólico muito elevado porque elas tendem a promover a sensação de calor. “Para os amantes do whisky, a melhor opção é a ‘On the Rocks’ com pedras de gelo. Já os destilados, como cachaça e vodka, caem melhor quando misturados a suco de frutas e gelo, nas tradicionais caipirinhas e caipiroskas”, diz Sônia.

Vinhos com baixo teor alcoólico são os mais indicados para o verão / Crédito: Thinkstock

Vinhos

De acordo com a sommèliere, os vinhos ideais para o verão são aqueles com teor alcoólico até 12,5%, com maior acidez e caráter frutado. “Essas características são mais comuns nos vinhos brancos, mas também podem ser encontradas em bons tintos neste estilo. Basta apenas procurar pelas opções com estas características, que normalmente são indicadas no rótulo”, completa.

Como harmonizar

Na hora de harmonizar o vinho com o prato, a dica é pensar nas características e “peso” da bebida e do prato, eles devem combinar.  “Um prato leve de verão, como um peixe grelhado com legumes, deve ser harmonizado com um vinho branco também leve, como um Sauvignon Blanc bem fresco”, ensina a sommelière.

Assista ao vídeo e aprenda a preparar uma bebida refrescante com frutas tropicais: