Localizados no bulbo capilar, região da cabeça onde os fios se desenvolvem, os queratinócitos são as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos por que se dividem e se multiplicam. Quando eles se dividem, fazem os fios crescerem ao serem pressionados para cima. No entanto, ao mesmo tempo que os cabelos nascem e crescem, outros fios estão morrendo. É normal que uma pessoa jovem perca até 100 fios por dia.
Leia também:
7 mitos e verdades sobre cabelos cacheados
Como fazer 5 cabelos maravilhosos que podem ser produzidos em casa
3 receitas caseiras para hidratar os cabelos
Somente quando esse número aumenta muito pode-se considerar um quadro de calvície, condição mais comum entre os homens. Por ser hereditário, o problema pode ser notado entre rapazes que têm pais carecas.
Além do fator genético, doenças e até mesmo estresse e desgaste emocional são causas comuns da queda de cabelos. Entre mulheres, por exemplo, é comum que ocorra perda dos cabelos no período pós-parto. São inúmeros os motivos pelos quais os cabelos podem cair de forma drástica. Além dos problemas emocionais citados, os fios podem enfraquecer por alimentação inadequada, manter os cabelos presos por muito tempo ou até por exposição prolongada em piscinas com cloro.