Como usar alho para ter cabelos mais saudáveis e sem oleosidade?

Muito mais que um bom tempero para receitas na cozinha, o alho também é usado no tratamento dos cabelos. O ingrediente apresenta propriedades antifúngica e antibacteriana, além de vitaminas A, C, B2 e B6 que prometem combater a queda de cabelo e aliviar a coceira causada pelo excesso de oleosidade.

Ação do alho nos cabelos

Segundo a dermatologista Cintia Guedes Mendonça, da Clínica Vitalli, a ingestão do alho in natura ou em cápsulas pode colaborar com a prevenção da caspa, graças a sua ação adstringente e fungicida. O alho auxilia na eliminação das moléculas de gordura, ajudando a diminuir a oleosidade no couro cabeludo.

Shutter Stock

Mas, de acordo com a especialista, não existe comprovação científica de que tônicos ou máscaras para os cabelos sejam efetivos para o tratamento de queda ou hidratação dos fios.

Receitas caseiras com alho para os cabelos

Embora o uso do alho diretamente nos cabelos não seja validado cientificamente, há quem diga que o ingrediente é um santo remédio para incentivar o crescimento dos fios e reparação capilar. Mesmo com o cheiro pouco agradável que pode ficar após a aplicação. Confira dois truques caseiros com alho para os cabelos:

1 – Óleo de alho

Para fazer o óleo você vai precisar de 5 colheres de sopa de azeite de oliva para cada dente de alho. Leve a mistura para aquecer no fogo e desligue antes que o alho comece a fritar. Deixe descansar em um recipiente na geladeira por 3 a 4 dias. Depois, retire os pedaços excedentes de alho e aplique somente o óleo nos cabelos, especialmente na raiz. Ao colocar o óleo, faça uma massagem com a ponta dos dedos no couro cabeludo.

2 – Tônico para enxágue

Misture metade de uma cebola roxa, com quatro dentes de alho e dois paus de canela. Coloque todos os ingredientes em uma panela com água e ferva por 15 minutos. Coe e use a água para enxaguar os cabelos por 4 dias consecutivos. Repita o processo uma vez por mês.

Cuidados com os cabelos