Procedimento comumente utilizado para fazer preenchimento facial e eliminar as rugas, o Botox, marca de um tipo de toxina botulínica A, é um dos tratamentos estéticos mais comuns em todo o mundo. Porém, seu uso pode gerar dúvidas. A dermatologista Silvia Zimbres, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica as formas corretas de usar Botox.
Leia também:
Botox para aumentar a boca ou para tratamento capilar são mitos; veja outros
Lifiting facial elimina flacidez e queda de musculatura
5 tratamentos eficientes para estrias e outras marcas
O que é o que faz o Botox
Toxina produzida em laboratório através de um tipo de bactéria, o produto, quando aplicado, relaxa o músculo e, como consequência, diminui a formação de novas rugas e suaviza as já existentes, deixando a pele com aspecto viçoso e jovial.
Porém, há muita confusão no nome do tratamento. O componente é fabricado por diversas marcas. Portanto, o Botox é uma marca de toxina botulínica A, assim como existem outras.
Como é o tratamento
Botox dura até seis meses (CRédito: Thinkstock)
Ao falar, rir, gritar, chorar ou fazer expressões faciais, os músculos se contraem e, com o passar do tempo, a pele começa a formar rugas, pés de galinhas e vincos entre as sobrancelhas. Para minimizar estas ações do tempo, é possível aplicar a toxina botulínica A.
A aplicação do Botox é feita diretamente no músculo e causa o relaxamento temporário deixando o rosto mais suave e mais rejuvenescido. “A tratamento atua nas rugas que já existem e na prevenção de novas”, explica a dermatologista Silvia Zimbres.
Quanto tempo dura
Por ser aplicado diretamente no músculo, os efeitos do tratamento podem ser sentidos nas primeiras horas após o procedimento. “O resultado depende de cada paciente, mas entre 48 e 72 horas é possível ver o resultado”, diz a especialista.
Em duas semanas é possível notar o resultado máximo, e o procedimento tem durabilidade que varia entre quatro e seis meses. “O tratamento com toxina botulínica A é temporário, pois com o tempo o músculo volta a contrair-se lenta e gradualmente”, explica a dermatologista.
Botox com efeito natural
Muitas celebridades já exageraram no Botox e perderam as expressões faciais, mas, segundo Silvia, o problema está na quantidade aplicada. “Individualizar o plano de aplicação é muito importante para obtermos resultados naturais e satisfatórios”, fala.
Efeitos colaterais e contraindicações
Ainda segundo a especialista, qualquer procedimento e tratamento médico podem apresentar efeitos adversos. Entre os efeitos mais conhecidos está a falta de linhas de expressão. A toxina, ao enrijecer os músculos, tira também as expressões faciais.
Pacientes com doenças crônicas devem procurar um especialista e ter o caso analisado isoladamente.
Veja como é a aplicação do Botox: