Os principais sinais que sua pele dá de que você está cansada são as olheiras escuras e inchadas ao redor dos olhos. Existem alguns fatores que alteram a tonicidade dos vasos sanguíneos capilares e vasos linfáticos e, assim, aumentam a retenção de líquidos, a pigmentação nesta área dos olhos e, consequentemente, a aparência das olheiras.
Como combater olheiras
E, embora cansaço e retenção de líquidos sejam os principais fatores que causam as olheiras, a falta de sono não são os únicos hábitos que as provocam. Alimentação, uso de telefones e computadores e genética – sim, o tecido da pele pode ser muito mais fino na sua família, são alguns outros motivos que favorecem o aparecimento de olheiras.
Essas manchas escuras e inchadas ao redor dos olhos podem desaparecer, se você tratá-las antes de dormir com vitamina C, vitamina K. Também é possível recorrer a truques de maquiagem, e colocar em prática os seguintes remédios caseiros para desinflamar a área:
1. Prepare uma infusão de camomila bem concentrada, e umedeça discos de algodão quando a bebida já estiver gelada e coloque-os sobre os olhos por 15 ou 20 minutos. O chá de camomila, além de ser relaxante, quando gelado, é vasoconstritor.
2. Coloque sobre as pálpebras algumas fatias de pepino, e deixe-as repousadas por 20 minutos. O pepino é um legume cheio de benefícios para beleza. Além de ser super hidratante por seu teor de água, ele possui alcalinizantes que são varredores de radicais livres e ajudam na contração dos poros.
3. Substituir as fatias de pepino por rodelas de batata não tem nenhuma indicação contra olheiras. O truque considerado um mito de beleza é recomendado por algumas pessoas para combater o arroxeado da pele na região dos olhos, mas não tem qualquer resultado.
Mais dicas para os olhos:
- Automassagem suaviza marcas de expressão e ameniza olheiras
- Ioga para relaxar, revitalizar e fortalecer os seus olhos: Veja
- Como diminuir olhos grandes com maquiagem. Descubra