Corpo dourado > Prepare a pele

por | jun 30, 2016 | Beleza

Janaína Lopes, 25 anos, usa cremes duas vezes por mês. Mas já teve problemas pelo excesso de “cor”. “Não passo no rosto de jeito nenhum! Só no corpo. Faço esfoliação antes de passar o autobronzeador e mantenho a pele sempre hidratada. É importante saber passar o produto direitinho para não ficar manchada. Já aconteceu de aparecerem algumas manchas, mas é só esperar uns dias que sai tudo”, diz.

O segredo para um bronzeado homogêneo está na esfoliação da pele. Os cremes esfoliantes eliminam as células mortas e, com isso, a pele se torna regular, evitando o acúmulo de DHA em certas regiões. Os dermatologistas recomendam que se faça a esfoliação antes da aplicação do produto e após o surgimento das primeiras manchas. Como a descamação natural da pele não acontece de forma regular, é natural que essas manchas surjam após algumas aplicações dos cremes.

Espere 20 minutos antes de se vestir, para evitar que a DHA suje a roupa e retire o autobronzeador da pele

No entanto, muitas mulheres ainda não estão completamente satisfeitas com os produtos. As queixas mais freqüentes são referentes ao cheiro e ao ressecamento que causam. Para Simone Iwai, 28 anos, ainda que os autobronzeadores tragam a vantagem da praticidade, eles possuem alguns contras. “Eu uso, mas reconheço que há algumas desvantagens. Descascam, dando uma aparência de sujeira e são muito fedidos”, reclama. Para solucionar problemas como esse, as empresas de cosméticos têm adicionado outros componentes às loções, como hidratantes, complexos vitamínicos e extratos naturais.

Dicas e cuidados

Antes de se lambuzar por completa, vale fazer um teste de resistência ao produto em áreas como o antebraço e a nuca. Relatos, como o de “manchas na pele”, “aparecimento de espinhas no rosto” e “um colorido desagradável” podem sinalizar o uso incorreto. Portanto, atenção às dicas:

– A coloração do autobronzeador varia de acordo com o tom de pele da pessoa e da concentração de DHA. A melhor forma de saber se a cor agrada é fazendo um teste com o produto. Se você possui uma pele clara, prefira os produtos com menos DHA.

– Não faça depilação ou descoloração dos pêlos antes da aplicação do autobronzeador. Causa irritação na pele e o tom bronzeado pode ficar irregular.

– Uma semana antes da aplicação do produto, realize uma hidratação intensa da pele. Zonas de ressecamento impedem a absorção total do produto e causam o efeito manchado.

– É importante que o autobronzeador seja aplicado em uma pele seca e limpa de qualquer outro produto, como hidratantes e óleos. A umidade interfere na absorção e pode ocasionar manchas.

– Coloque uma quantidade menor da loção nos cotovelos e joelhos. São áreas mais queratinizadas, onde a concentração de células mortas é maior. Elas se tornam escuras com mais facilidade que o restante do corpo.

– Se necessário, aplique o creme com luvas, ou lave bem mãos e pulsos após a aplicação.

– Evite o contato com olhos, sobrancelhas, cílios e cabelos. Eles tingem com facilidade.

– Espere 20 minutos antes de se vestir, para evitar que a DHA suje a roupa e retire o autobronzeador da pele.

– Lave muito bem as palmas das mãos, pulsos e unhas com auxílio de uma escovinha para retirar o produto e evitar manchas nestas regiões.

– Aguarde algumas horas até o início da prática de atividades físicas. O suor e o atrito do corpo com as roupas retiram o creme da pele

– Para manutenção da cor, o ideal é que se aplique o autobronzeador pelo menos uma vez por semana.