Alisamentos e escovas progressivas são as soluções encontradas por quem deseja dizer adeus aos cabelos cacheados. Esses procedimentos são feitos em meninas cada vez mais novas e nem sempre a escolha é consciente, mas apenas a repetição do padrão aceito como “mais bonito” pela família e sociedade.
Leia também:
Hidratação para cabelos cacheados é fundamental para manter a beleza dos fios
9 dicas para assumir o cabelo cacheado e tratá-lo da forma correta
Cabelos cacheados com luzes: veja como oferecer o tratamento que eles merecem
A Anvisa permite que crianças a partir dos 12 anos passem por técnicas de alisamento capilar, apesar de muitas desejarem transformar o visual antes disso. “Com mais ou menos 10 anos as meninas já querem mexer no cabelo, mas essa questão deve ser trabalhada muito antes, desde os quatro anos”, explica a consultora técnica da Embelleze, Marleila Aguiar.
Crianças de cabelos cacheados
Nessa época, a criança começa a formar sua personalidade e já assimila as informações que recebe. O papel dos pais é fundamental na construção da autoestima dos filhos, que está diretamente ligada aos elogios e críticas que recebe. “O elogio dos pais faz a criança gostar do cabelo. Se a mãe nunca deixa a menina de cabelo solto e fica dizendo ‘prende essa juba!’, está ensinando que o cabelo dela é feio e isso fica guardado no inconsciente”, esclarece a profissional.

A partir daí começa um processo espontâneo de não aceitação dos cachos, pois a criança entende que apenas os cabelos lisos vão agradar quem está à sua volta. Os alisamentos definitivos surgem como a solução dos problemas e, muitas vezes, não encontram resistência dos pais.
Estimular a menina a gostar e a cuidar dos próprios cachos desde cedo é a melhor alternativa para construir uma personalidade marcante. Afinal, seus cabelos são sua identidade. “A mãe deve criar um estilo para a criança e cuidar dos cachinhos, não prendê-los. Coloca flor, tiara. Pergunta ‘como você quer transformar seu cabelo hoje?’. Deixa que a criança decida para entender que o cabelo dela é bonito desse jeito”, afirma.
Apesar desses cuidados, muitas meninas querem alisar os cabelos e então é preciso compreender que isso também é parte da personalidade dela. “Ela pode gostar dos cachos, mas querer liso de vez em quando, é natural. O importante é que essa escolha seja consciente”, finaliza.