As mulheres estão sempre preocupadas com a saúde dos cabelos e, para garanti-la, investem em diversos produtos e tratamentos. O que poucas sabem é que a beleza dos fios está diretamente ligada à saúde do couro cabeludo, região que dificilmente recebe o mesmo cuidado e atenção.
Leia também:
Dicas para cabelos cacheados: 11 cuidados que toda mulher com cachos deveria ter
Meu cabelo viciou no meu creme de tratamento preferido, e agora?
Como ter meus cachos de volta: o que fazer para dar adeus ao alisamento
Como cuidar da raiz do cabelo
Consultora técnica da Embelleze, Daniele Nascimento explica que mulheres que usam grande quantidade de finalizadores, como óleo e leave-in, devem fazer uma higienização completa do couro cabeludo uma vez por semana ou a cada 10 dias. “Esses produtos podem entupir bulbo capilar, prejudicando o crescimento e a saúde dos fios”, afirma.
Para fazer esse detox capilar, a dica da profissional é utilizar um shampoo esfoliante. Quem preferir pode apostar na receita caseira, basta misturar um pouco de açúcar ao seu shampoo antirresíduo convencional e massagear bem a raiz na hora do banho. A técnica pode ser feita a cada 30 ou 40 dias e aplicar um creme de tratamento logo após garante uma hidratação mais profunda.
De acordo com a profissional, passar produtos no couro cabeludo é o erro mais cometido quando o assunto é cuidados com a raiz. “Máscara, leave-in, condicionador: nenhum tipo hidratação deve ser feita na raiz ou vai deixar resíduos. Esses produtos devem ser aplicados apenas do meio para as pontas”, ressalta.
Couro cabeludo descamando
Deixar de seguir essas recomendações pode trazer diversos problemas, como a caspa. “A caspa é produzida por fungos ou por excesso de oleosidade e hidratar a região pode aumentar a atividade das glândulas sebáceas. O surgimento da caspa é um sinal de que a saúde do seu couro cabeludo não vai bem”, esclarece Daniele.