O couro cabeludo, normalmente esquecido na rotina de cuidados pessoais, se bem tratado contribui para cabelos ainda mais saudáveis e bonitos. “Ele é responsável pela sustentação e nutrição de todas as estruturas presentes como glândulas sudoríparas, produtoras de suor, glândulas sebáceas, produtoras de gordura e oleosidade ligadas ao bulbo capilar e ao folículo piloso”, explica a dermatologista e especialista em tricologia Elizete Nikoluk Kaffer, da clínica Shalon, em São Paulo.
Pior do que não dar muita atenção ao couro cabeludo, é tratá-lo de forma errada. Não enxaguar bastante e aplicar produtos inadequados pode trazer consequências graves. “Um mau habito é não remover completamente os resíduos do shampoo, o que pode provocar irritação. Colorações, tratamentos nutritivos para fios, hidratações e produtos para alisamento devem passar longe da região. O couro cabeludo é uma estrutura extremamente porosa e vascularizada. Esses produtos podem provocar desde lesões superficiais até danos profundos na estrutura do bulbo capilar, alterando a matriz produtora de novos fios de cabelo”, alerta.
Hoje existem linhas de tratamento que cuidam do cabelo da raiz às pontas. Elas nutrem o bulbo, reestruturam a fibra e ajudam os fios a crescerem mais resistentes. Produtos enriquecidos com aminoácidos são os mais indicados para quem quer este tipo de resultado.
Há também produtos específicos para o couro cabeludo. “Um excelente produto para hidratação do couro aplicado em pele oleosa ou um produto para limpeza profunda, em caso de sensibilidade ou inflamação, pode promover uma piora clínica. A dica é sempre consultar um profissional especializado para dizer qual é sua necessidade”, sugere Kaffer.






