Depilar a virilha sozinha: testamos técnicas e passo a passo infalíveis para durar muito mais

Depilar não é uma obrigação, mas o fato é que muitas mulheres tiram os pelos de algumas regiões do corpo para se sentirem mais confortáveis – entre essas regiões, está a virilha, uma das mais “chatas” e doloridas para muita gente. E o problema é que muitas vezes a depilação em salões, além de cara, é concorrida. O jeito, nesses casos, é depilar a virilha sozinha, o que nem sempre é uma tarefa simples.

Leia também:
Manual das sobrancelhas: TUDO para tê-las perfeitas
Depilação íntima: método usado pode definir comportamento
Como fazer depilação durar mais: 6 truques mágicos

Por isso, testamos técnicas de depilação caseira e ensinamos abaixo o passo a passo detalhado de cada uma delas, além de dicas valiosas que você precisa saber para realizar essa tarefa em casa e fazer com que sua depilação na virilha dure muito mais.

Como depilar a virilha sozinha

Com gilete

Shutterstock

É o jeito mais simples, barato, rápido e menos dolorido, porque não arranca os pelos pela raiz, apenas os corta bem rente à pele. O lado negativo é que algumas pessoas acabam desenvolvendo “bolinhas” com este método além de o pelo encravar e crescer mais rápido. Para fugir dessas armadilhas, contudo, existem alguns macetes que farão com que a depilação com gilete na virilha dure mais.

Escolhendo a gilete e preparando a área
O primeiro passo é escolher uma gilete com mais lâminas, para cortar com mais eficácia e menos força – essas são as mais caras, mas acabam valendo o investimento. Evite as descartáveis, elas agridem muito a pele.

Preparar a área é fundamental: se o pelo estiver muito grande, vale aparar com uma tesoura antes de começar. É bom também molhar a virilha com água morna e, então, secar levemente com uma toalha. Esse passo vai deixar o corte do pelo mais fácil e diminuir as chances de ter vermelhidão.

Durante a depilação: cremes e sentido da raspagem
Cremes ou géis específicos para depilação são os mais indicados, porque, além de cortar os pelos, a pele também está sendo raspada e precisa ser protegida de forma correta da ação abrasiva da lâmina. Ingredientes com ação hidratante, como manteiga de karité e óleo de coco, são bastante indicados. Além disso, passe uma camada fina do produto, só o suficiente para que a gilete deslize livremente e a pele fique visível, eliminando a necessidade de esfregar o aparelho várias vezes no mesmo lugar.

Shutterstock

Se você tem tendência a ter bolinhas, raspe só no sentido do crescimento do pelo, bem delicadamente, o menor número de vezes possível. Passar a gilete no sentido contrário vai levantar o folículo capilar e dar o efeito “empipocado”.

Depois de raspar
É recomendado lavar com água e tirar totalmente qualquer resíduo de creme que tenha ficado no local. Se possível, faça uma compressa gelada na virilha durante dez minutos, para prevenir irritações e tirar o aspecto avermelhado.

Depilação da virilha com cera

Independentemente do tipo a ser utilizado, o truque para se depilar sozinha com cera é passá-la no sentido de crescimento dos pelos, e puxar, com firmeza, rápida e diretamente, no sentido contrário. Além disso, não adianta espalhar a cera em uma grande área da virilha e puxar – é preciso depilar pequenas áreas de cada vez, respeitando os diferentes sentidos de crescimento dos pelos. Caso contrário, é grande a chance de os pelos encravarem ou de a depilação durar muito menos do que deveria.

Cera quente

iStock

Este tipo de cera puxa até mesmo os mais curtinhos – seu calor abre os poros e facilita a saída dos pelos. Por isso, é considerado um procedimento menos doloroso e excelente para fios mais grossos, justamente o caso dos da virilha. É importante pegar o “ponto certo” da cera: não tão quente a ponto de queimar a pele, e nem tão fria a ponto de quebrar e não arrancar os pelos. Teste em uma área como o dorso da mão antes de colocar na virilha, para verificar a temperatura, e vá dando leves batidinhas com os dedos para sentir quando ela já está sólida o suficiente para ser puxada.

Roll-on

É indicado só se os pelos tiverem no mínimo um centímetro de comprimento. Basta passar o aparelho no sentido dos pelos e puxar o lenço de TNT no sentido contrário. Um truque é cortar o lenço ao meio, para ter maior controle na hora da puxada.

Cera hidrossolúvel

Vantajosa e prática por sair na água, esta variedade precisa de um “macete” para funcionar. A camada de cera colocada na pele não pode ser grossa; precisa ser muito fininha – senão, a cera não adere aos pelos e, na hora de colocar o lenço, ela fica grudada somente na pele e não puxa os pelos, precisando ser removida e o processo, repetido.

Depilação com depilador elétrico

Shutterstock

Costuma ser bastante dolorida, já que os pelos são puxados um por um. Como a virilha é uma região sensível, é necessário fazer com bastante cuidado e sem pressa, para não machucar a área. Além disso, é bom que os pelos estejam não muito curtos, senão o aparelho não consegue pegá-los.

Hidratar com cremes não muito pesados, como os que levam aloe vera e vitamina E na composição, vai acalmar a pele e garantir maciez à região.

Os cuidados com o aparelho de gilete também são fundamentais: o certo é lavá-lo com álcool e depois enxaguar com água quente ou água morna e, então, guardá-lo em um lugar seco. Esses cuidados vão afastar as chances de ter infecções e alergias por bactérias e fungos.