Dermatologista dá dicas para evitar ressecamento da pele

por | jun 30, 2016 | Beleza

Outono e inverno são estações temidas por quem normalmente já tem a pele seca. Como o ambiente fica mais frio e seco, a pele perde água e fica desidratada, ressecada e com descamação fina. “Uma pele hidratada se mostra lisa, viçosa, com consistência elástica. Já apele desidratada e seca se mostra quebradiça e opaca. Podem aparecer até mesmo ‘falsas rugas’, um aspecto de ‘pergaminho’, mas não são rugas, porque não há alteração dérmica”, afirma a dermatologista Paola Queiroz Vaz, da Clínica Estética Almazen, no Rio de Janeiro.

Leia também:

Limpeza de pele: como fazer?

Alguns truques de beleza que toda mulher precisa saber

Cuidados simples ajudam a retardar o envelhecimento da pele

Ela explica que a pele seca se deve a um grau de absorção inferior ao normal, condição muitas vezes medida pelo clima, como os ventos e o frio, além da umidade atmosférica baixa. “A pele é uma interface onde as trocas com o meio ambiente são uma constante. Em ambientes úmidos e quentes, ela em geral é mais lubrificada e transpira mais. Já em ambientes secos e/ou frios, a pele perde água em troca com o ambiente, ficando assim desidratada”, diz.

Para cuidar da pele da melhor forma, é importante estar sempre atenta aos produtos utilizados. Ao fazer limpeza de pele, especialmente do rosto, deve-se preferir as técnicas que removem as impurezas, mas sem promover o ressecamento ou acentuação das rugas.

Nos cuidados diários, os sabonetes são aliados, mas a matéria-prima e os princípios ativos geram resultados diferentes. “A neutralidade de um sabonete é medida através do ph, índice que mede o equilíbrio natural da acidez da pele. A pele humana tem ph 5.5, e um sabonete para ser neutro precisa ter um ph igual ou menor que 7,0. Sabonetes em barra possuem ph maior que 7,0 devido às matérias primas responsáveis pela consistência altamente alcalina. Já os sabonetes líquidos, por não conterem tais substâncias, são mais neutros, ou seja, menos agressivos e mais suaves”, afirma. Os banhos muito quentes devem ser evitados, pois prejudicam a oleosidade natural da pele. Outra dica é beber pelo menos dois litros de água ao dia, pois é melhor hidratante natural.

A dermatologista diz que há ainda uma nova classe de agentes de limpeza, as loções de limpeza, consideradas uma evolução dos sabonetes. “Elas proporcionam limpeza profunda, mantêm a umidade natural da pele e não são irritantes, podendo inclusive serem usadas nas regiões dos olhos. Não contêm irritantes primários, óleos e gorduras vegetais ou animais. Sua ação detergente é obtida através de substâncias extremamente suaves e hipoalergênicas”.

Para minimizar os sinais de cansaço, ela recomenda o uso de máscaras caseiras, indicadas para todos os tipos e pele. “Uma opção seria uma máscara com mel e açúcar cristal, que ajudam a fazer esfoliação da pele, podendo ser aplicada uma vez por semana. Outra opção pode ser feita misturando 1/2 abacate, 1 colher de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de mel, e aplicando no rosto por 10 minutos”, recomenda.

Veja mais dicas para ter uma pele sempre jovem e bonita: