Você já deve ter notado áreas secas nas regiões dos pés, essa característica é mais comum do que você imagina. Os pés estão entre as regiões do corpo mais fáceis de ficarem ressecadas, por isso, não é incomum ter rachaduras nas solas do pé, ou até mesmo notar um crosta de pele mais endurecida na região. Mas por sem comum, não quer dizer que é uma característica inevitável.
Como ter pés lisinhos
O dermatologista Dr. Abdo Salomão indica o uso de cremes com altas concentrações de ureia para tratar rachaduras nos pés. De acordo com o médico, a concentração de 20% de ureia associada ao ácido salicílico afina e hidrata a região sem causar danos. No entanto, o médico também ressalta que é necessário o acompanhamento de um dermatologista para saber exatamente quais são as causas da rachadura nos pés – caso não tenha fundo patológico, como ácido úrico ou dermatite, a ureia pode ser utilizada.
Ação da ureia
A ureia é um composto orgânico, encontrado principalmente na urina e no suor. Ela é capaz de transportar a água presente no interior dos vasos sanguíneos para as células da pele, o que promove uma hidratação maior do tecido e um efeito esfoliante natural, que diminui a espessura da pele. .
Entretanto, seu uso não pode ser indiscriminado, muito pelo contrário. Como a ureia tem um alto teor irritativo, algumas pessoas cuja pele é mais sensível podem ter reações adversas ao seu uso – como coceira, edema e irritabilidade local. Para obter os resultados esperados na pele seca, é importante considerar que a quantidade de ureia presente nos produtos deve estar entre 3% e 10%.
Cuidados com os pés
- Pés de princesa: passo a passo caseiro para acabar com a pele seca
- 3 cuidados para deixar os pés mais macios
- Calos nos pés: 5 dicas para se livrar deles