Cada pele tem suas particularidades, e muitas vezes algumas incomodam, como as bolinhas vermelhas no braço. Apesar de muito parecida com alergias ou foliculite, a queratose pilar, como é chamada pelos dermatologistas, é muito comum e normal.
Segundo o dermatologista Dr. Domimberg Ferreira, da Clínica Megamed, o aparecimento dessas pequenas lesões acontece graças à formação de caroços de queratina nos folículos que produzem pelos. Além dos braços, a queratose pilar pode aparecer nos glúteos e nas coxas, e deixa a região mais áspera, vermelha e ressecada.
Quem tem?
A queratose pilar costuma aparecer durante a adolescência, especialmente nas meninas. Pode aparecer também durante a gravidez e no frio, quando usamos roupas mais justas e fechadas. Pode ainda estar relacionada à rinite ou asma.
Como tratar?
Apesar de não ter cura, pode ser tratada de diversas formas, especialmente com o uso de produtos hidratantes e de esfoliação para desobstruir a saída do pelo. Em alguns casos, é necessário utilizar produtos feitos à base de ácidos. Lembrando que todo e qualquer tratamento deve ter o acompanhamento de um médico.

Esfoliantes para bolinhas do braço
Os esfoliantes são ótimas opções para tratar e melhorar a aparência das bolinhas vermelhas.
Fubá + óleo de amêndoas:
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fubá
- 3 colheres (sopa) de óleo de amêndoas.
Misture os ingredientes em um recipiente e passe com os dedos no corpo em movimentos circulares.
Iogurte + açúcar + mel
- 1 colher (sopa) de iogurte
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de mel
Misture os ingredientes em um recipiente e passe com os dedos no corpo em movimentos circulares.
Pele
- Como os ácidos agem na pele: dermatologista explica
- Cravos no braço: como tirar as marcas?
- 5 esfoliantes caseiros: aprenda a fazer!