E o meu nariz?

– Eu acho o meu nariz muito feio.

– Dizem que o meu nariz é igual ao de uma bruxa!

– Já o meu parece com o do Pinóquio!

Para todas estas situações, a cirurgia plástica tem uma solução.

O nariz do Pinóquio seria aquele nariz muito longo. Se o restante estiver de acordo com o rosto, bastaria reduzir o comprimento. Mas, muitas vezes, precisamos de outros ajustes.

Já o nariz de bruxa é um pouco mais complicado. Ele, além de longo e caído, ainda tem uma corcova. E as narinas são muito feias. Para seu tratamento, primeiro, removeríamos a corcova. Procuraríamos elevar a ponta nasal, e diminuir um pouco o nariz. Depois, seria necessário ajustar os ossos nasais à nova dimensão do nariz. Após tudo isso, se as narinas ainda não estivessem bem, poderíamos realizar pequenas manobras com esta finalidade.

A rinoplastia procura suavizar o nariz, o deixando mais delicado. Com isso, as feições do paciente ficam mais leves e os olhos e o sorriso se destacam mais

Outro nariz desgracioso e trabalhoso para a cirurgia plástica é o nariz negróide. Geralmente, esses pacientes possuem as narinas bem grandes, asas nasais bem abertas e o dorso nasal achatado. Muitas vezes, para corrigir o dorso, podemos necessitar de enxerto ósseos ou cartilaginosos. É necessário elevar a ponta e fechar as narinas. Mas, muito importante, é não afastar as características raciais desses pacientes.

No entanto, a maioria das pessoas que procura o cirurgião plástico para tratar o nariz não se enquadra nesses casos. Todas querem apenas acertar detalhes que incomodam. Às vezes, acham a ponta nasal um pouco grossa. Outros sentem o nariz pesado para a fisionomia e muitos se queixam da ponta caída.

A rinoplastia procura suavizar o nariz, o deixando mais delicado. Com isso, as feições do paciente ficam mais leves e os olhos e o sorriso se destacam mais. O rejuvenescimento também é nítido. Um detalhe a observar é que, com a idade, a ponta do nariz cai um pouco, além de ficar em algumas pessoas um pouco mais gordo.

E a procura por um rosto mais harmônico não é exclusividade das mulheres. Cada vez mais homens procuram as clínicas de cirurgia plástica para se sentirem de bem com o espelho. Afinal, nossa época é do belo. Nossa imagem é tão importante para nós quanto para os outros.