Durante sua passagem pela 36ª edição do São Paulo Fashion Week, o maquiador Fernando Torquatto, em parceria com a marca Make B, ensinou como fazer uma maquiagem com ar de anos 1960, inspirada nos estilos de Twiggy e Brigitte Bardot. Quem serviu de modelo para a produção foi a atriz Marina Palha, que viverá a personagem Joana na próxima novela das 7 da Globo, Além do Horizonte.
Leia também:
Passo a passo de maquiagem para o verão 2014
Maquiagem para noite: passo a passo
Aprenda a fazer maquiagem romântica
“Os anos 1960 são muito lúdicos. Imagino que muitas mulheres, ao verem fotos de Twiggy e Brigitte Bardot, sentem vontade de ter nascido naquela época. Todas já acordavam com o delineador incrível e o cabelo altinho”, brinca o maquiador. “Porém, o mais interessante é traduzir isso para a vida real”, completa.
O profissional conta que criou um look monocromático, com sombra, blush e batom na mesma cor. “Para criar um contraste, reforcei o delineador, que é fundamental para criar qualquer look com vibe de anos 1960”, explica. O resultado é um look suave, ideal para ser usado durante o dia.
Confira o passo a passo da produção e as dicas do maquiador:
Maquiagem anos 60: passo a passo por Fernando Torquatto

Primeiro, a pele da atriz foi preparada com base e pó.

Fernando começou definindo e marcando a sobrancelha com uma solução própria e, em seguida, penteando os fios com uma escova de rímel seca.

O maquiador usou uma sombra rosa clara com textura perolada em toda a pálpebra da atriz.

Em seguida, marcou o côncavo com uma sombra de cor ameixa, uma característica bem marcante dos anos 1960. Torquatto fez o traço desde a parte interna até a externa do olho, porém sem fechar o desenho, o que, segundo ele, é o recurso de make mais certeiro para deixar uma mulher bonita. Para este passo, foi usado um pincel chanfrado umedecido.

Para suavizar o traço, o profissional fez um esfumado usando um pincel macio e o mesmo tom de sombra. Na sequência, passou delineador preto rente aos cílios superiores. A dica de Fernando, aqui, é esfumar levemente o final do delineado, para que ele não termine tão preciso.

Em seguida, o maquiador destacou o olhar com uma máscara para dar volume aos cílios. Com uma esponjinha umedecida, Torquatto usou a mesma sombra rosa do início do tutorial para iluminar o canto do olho, o que, segundo ele, dá um ar mais fresh à make. O rímel também foi aplicado nos cílios inferiores, uma marca registrada de Twiggy.

Foi usado um blush rosa claro nas maçãs do rosto e, logo abaixo, um blush no tom caramelo para valorizar as maçãs. Segundo o especialista, a segunda cor é ideal para fazer o contorno do rosto.

Por fim, o maquiador usou um batom rosa claro, quase no tom candy, que, de acordo com ele, poderia ter sido substituído por um tom de pêssego.

Maquiagem pronta. Créditos das fotos: Rebeca Figueiredo / Make B