Fiz escova progressiva, posso descolorir o cabelo?

por | jun 30, 2016 | Beleza

Você resolveu fazer uma transformação e quer sair do salão com os cabelos loiros e lisos? Pois saiba que fazer progressiva e luzes no mesmo dia não é uma ideia tão boa assim. Entenda o porquê a seguir

Leia também
Fiz luzes e meu cabelo está quebrando. O que fazer?
Banho de brilho no cabelo: como fazer, dicas e receita caseira
Progressiva brasileira: escova de babaçu alisa sem formol

Luzes ou escova progressiva: o que fazer primeiro?

A dermatologista Natalia Cymrot explica que é preciso que haja um intervalo de duas a quatro semanas entre os dois procedimentos. Esse tempo é necessário para que o cabelo se recupere de um dano antes de ser submetido a outro.

Antigamente, o indicado era que as luzes fossem feitas antes da escova progressiva, uma vez que a descoloração abria as cutículas e o produto então usado para alisar, o formal, formava um filme impermeável sobre os fios. Com a proibição da venda do formol, não existe mais essa relação e a sequência deve ser contrária.

Isso porque, segundo a dermatologista, a escova progressiva é a mais agressiva das duas químicas e o ideal é fazê-la com os cabelos naturais, não descoloridos, ou seja, mais resistentes.

Produtos para fazer luzes e progressiva

Também é importante que as duas químicas sejam compatíveis. Os alisantes à base de guanidina, por exemplo, não são compatíveis com produtos que contenham amônia.  “Além disso, deve-se ter cuidado para fazer sempre o mesmo tipo de escova progressiva. Ao experimentar outra versão, você estará aumentando o risco de quebra dos fios”.

Como preparar o cabelo para receber química

Aposte em tratamentos reconstrutores, que devolvam aos fios as proteínas perdidas.

Dê um tempo à chapinha e ao secador.

Abandone maus hábitos como enxaguar os cabelos com água quente, esfregar muito com a toalha e passar condicionador nas raízes.

Faça algumas hidratações, pelo menos duas na semana anterior à química.

Sempre que sair ao sol, passe um protetor solar capilar.

Aposte em um leave-in bem hidratante.

Antes de aplicar a química, faça um teste de mecha. Peça para o cabeleireiro aplicar o produto em uma pequena madeixa que fique em um lugar pouco visível. Se o cabelo quebrar ou ficar muito elástico, o tratamento está contraindicado.