O uso de alguns medicamentos inusitados costuma ser um truque para o cabelo comum entre as mulheres, no entanto, na tentativa de recuperar os fios, alguns desses remédios podem acabar causando o efeito contrário –e até prejudicar a saúde. É o caso no Glicopan Pet, um complexo vitamínico para animais de estimação, que tem sido usado em uma máscara para hidratar o cabelo. Seu uso ficou famoso na internet, onde é altamente difundido por posts e vídeos de blogueiras.
Leia também:
Hidratação de maizena funciona? Saiba usar para transformar o cabelo
5 receitas caseiras que fazem o cabelo crescer rápido e evitam queda
Óleo de coco hidrata, mas não deve ser aplicado puro no cabelo
Quem faz o alerta sobre os riscos e efeitos colaterais do uso do Glicopan Pet é a dermatologista Dra. Valéria Campos, da Sociedade Brasileira de Dermatologista e garante que o truque é furado: “esse produto só foi testado em animais e não funciona para humanos”, explica. Além disso, em alguns casos, o Glicopan pode causar e agravar casos de acne no couro cabeludo.
Como funciona?

O medicamento é composto por uma série de aminoácidos e é indicado para animais que apresentam deficiências nutricionais. Apesar de o medicamento agir via oral (geralmente misturado à ração dos pets), muitas mulheres costumam misturá-lo em cremes de hidratação, daí a falta de eficácia, já que produtos específicos para a recuperação do cabelo contêm substâncias para que os agentes químicos penetrem no fio – o que não acontece no caso do Glicopan.
Faz bem para o cabelo?
Na internet, muitas das mulheres que testaram o produto afirmam que a melhora na aparência dos fios parece resultar de um efeito “placebo”, outras afirmaram que o fios endurecerem depois da aplicação.

Pode tomar Glicopan Pet?
Apesar de ser rico em aminoácidos que também são importantes para a nutrição do corpo humano (inclusive do cabelo), o remédio não deve ser ingerido em hipótese alguma. “De fato, o medicamento contém vários aminoácidos que melhoram os fios, mas também tem muitas vitaminas do complexo B e glicose, que aumentam o apetite e engordam”, explica a médica. “Em excesso, essas vitaminas podem até mesmo fazer com que o cabelo caia”, completa.