Grávida pode pintar o cabelo sim, mas precisa ser com esta tinta e neste período

Para as mulheres que estão acostumadas a sempre tingir os cabelos, uma grande dúvida que paira durante a gravidez é se o hábito pode ser mantido sem prejudicar a saúde do feto. De fato, para algumas mulheres pode ser tentador retocar as madeixas durante os nove meses de gestação, mas será que é um problema?

A ginecologista e obstetra Dra. Renata Barreto Marques, do Hospital de Clínicas Padre Miguel, do Rio de Janeiro, explica que é possível tingir sim, mas é necessário seguir algumas regras importantes.

Grávidas podem tingir o cabelo?

Shutterstock

Não há um consenso entre médicos sobre a pintura de cabelos durante a gestação. Alguns não recomendam que sejam feitos quaisquer tipos de procedimentos de tintura, não importa a maneira, pois existem poucos estudos que mostram quais substâncias são seguras de fato para descolorir os cabelos durante a gravidez.

No entanto, outros afirmam que algumas formas de tintura são possíveis, contanto que algumas regras sejam seguidas, como o período de realização, a fórmula dos produtos usados e a técnica na hora de aplica-los ao cabelo. Além disso, é de suma importância que a mulher tenha o aval de seu médico ginecologista para realizar qualquer procedimento de tintura.

“Regras” para pintar o cabelo na gestação

Período de gestação

A ginecologista e obstetra Renata Barreto Marques, do Hospital de Clínicas Padre Miguel, do Rio de Janeiro, explica que o indicado para gestantes que queiram tingir o cabelo é que o façam apenas a partir do quarto mês de gravidez.

Tipo de produto

Sobre os tipos de produtos utilizados, é necessário que eles não contenham amônia e metais pesados, como chumbo. Ocorre que estas substâncias, de acordo com a especialista, podem atravessar a barreira da placenta e causar danos e má formação fetal.

Método utilizado

A técnica indicada para a aplicação da tinta consiste em deixar um espaço de, no mínimo, três dedos de distância da raiz, de modo que a tinta não tenha contato direto com o couro cabeludo da mulher.

E tonalizante, pode?

Dra. Marques explica que mesmo com o tonalizante é necessário seguir as mesmas regras da aplicação da tintura – inclusive o tempo de espera de três a quatro meses.

Cuidados na gestação