São muitas as mulheres que têm vontade de ter unhas compridas e saudáveis. Mas, mesmo com muito cuidado, às vezes, a unha enfraquece e causa a quebra. Para isso não acontecer com frequência, fizemos um guia completo de como cuidar e arrasar com suas unhas.
Dicas para hidratação e fortalecimento da unha
1. Higiene das unhas: Tire o esmalte toda semana para manter a limpeza delas.
2. Hidrate suas unhas: Além de manter a higiene das unhas, é importante hidratá-las. Aplique cremes de ureia e lactato de amônia e óleos de amêndoas, com frequência. Detalhe: essa hidratação só acontece quando a unha está sem esmalte.
3. Alimentação balanceada: quanto mais balanceada e equilibrada é a sua alimentação, mais saúde as suas unhas. Por isso, coma com equilíbrio e beba água regularmente.
4. Vitamina C: procure consumir alimentos com vitamina C, que ajudam a fortalecer as unhas. As melhores frutas com vitamina C são camu-camu (fruta da Amazônia) e acerola. Mas também há ótimos índices de vitamina C na goiaba, kiwi, morango, laranja, goji berry, cranberry e caju.
5. Fortalecimento: Use produtos que fortaleçam as unhas, mas opte pelos que não levam formol na fórmula, pois podem causar alergias.
6. Truque: Suco de limão para hidratar. O limão é ótimo para fortalecer e fazer crescer as unhas devido a seus altos níveis de vitamina C, que ajudam a regenerar as células.
7. Use cebola: Pode parecer brincadeira, mas cebola também ajuda no fortalecimento. Coloque ela picada em um recipiente e deixe suas unhas por 10 minutos. Aguarde mais 40 minutos antes de lavá-las.
Dicas de cuidado para não machucar a unha
8. Cuidado com produtos de limpeza: O contato direto com produtos de limpeza enfraquece as unhas e causa a descamação delas. Para que isso não aconteça, use luvas de borracha e consulte um dermatologista.
9. Dê uma pausa dos esmaltes: Os componentes dos esmaltes de unha e removedores agridem as unhas e a melhor forma de evitar problemas é, ao menos por uma semana, deixá-las sem esmalte. Se ela estiver limpinha, ficará linda de qualquer jeito.
10. Tire o esmalte: Prefira os removedores de esmaltes do que as acetonas, pois não agridem as unhas. O uso da acetona pode provocar efeitos como a descamação da pele na ponta dos dedos e cutículas, alergia, manchas e até o enfraquecimento das unhas.
11. Não tire toda a cutícula: A cutícula faz parte da proteção da unha. Tirar tudo faz com que muita gente tenha micoses nas unhas e, também, deixam desprotegidas com facilidade para ter algum tipo de inflamação.
Dicas para fazer a unha
12. Truque para lixar: Ao lixar as unhas, faça movimentos de um lado para o outro. Não faça de cima para baixo, pois pode estragá-las.
13. Lixar a unha: Lixe as pontas de forma a deixá-las levemente arredondadas e também as laterais da unha com muito cuidado para não a estreitar. Por fim, passe a lixa por baixo da unha para remover sujeiras e use uma lixa polidora para remover relevos [estrias] da superfície da unha.
14. Lixa multifunção: Sabe aquelas lixas que além de fazer o comum [que é lixar], fazem polimento e dão brilho, também removem saliências? Então, essa mesmo. Tenha sempre em mãos.
15. Amolecer cutícula: Use água morna com sabão neutro ou detergente para amolecer antes de tirar a cutícula.
Dicas para esmaltar a unha
16. Vaselina: Antes de pintar a unha, use vaselina em volta delas. Isso cria uma barreira entre a pele e o esmalte, tornando a limpeza dos cantinhos muito mais fácil. Essa dica é de ouro!
17. Use base: Para evitar que a pontinha do esmalte descasque, passe duas camadas de base: uma só na parte de cima, da metade para a ponta, e outra na unha inteira. Isso protegerá a parte mais sensível da unha sem engrossar muito o esmalte.
18. Use lápis: Use a ponta de um lápis para adicionar pequenos acessórios, como strass ou colantes às unhas.
19. Esmalte transparente: Misture pigmentos com esmalte transparente (base, fortalecedor e extrabrilho) para criar uma cor personalizada. Em uma colher, derrame um pouco de sombra solta e esmalte transparente. Misture com um cotonete e aplique nas unhas com um pincel limpo.
20. Truque para secar: Acelere a secagem das unhas mergulhando-as em uma tigela com água fria e gelo após pintá-las.
21. Amassou o cantinho da unha quando o esmalte ainda estava fresco? Ao invés de tentar consertar com o dedo, que deixa marcas, ajeite com a língua. Essa dica é bem autêntica!
22. Vai usar glitter? Se for pintar as unhas com esmalte de glitter, passe cola líquida como base. Espere secar completamente e então aplique o esmalte. Na hora de remover, basta puxar a camada de cola, que irá se soltar facilmente.
Dicas para o esmalte
23. A tampa do esmalte está grudada e muito dura para abrir? Mergulhe o potinho de cabeça para baixo em um copo com água bem quente. Certifique-se de deixar a água encostar apenas na tampa, já que ela pode afetar a consistência do esmalte. Espere alguns minutos e abra a embalagem.
24. Esmalte: Para prevenir que o esmalte seque na parte interna da tampa, dificultando a abertura do potinho, passe um pouco de Vaselina com um cotonete em toda a parte de rosquear.
25. Esmalte: Guarde seus esmaltes sempre de pé. Para facilitar a identificação, pinte uma bolinha no centro da tampa de cada um para mostrar a cor. Mantenha-os dentro de uma caixa em local seco e fresco.
26. Descascar: Tenha sempre em casa o esmalte que está usando. Se começar a descascar, é só corrigir na hora da emergência.
27. Esmaltes: Para preservá-los, deixe os esmaltes em temperatura ambiente. Não use esmaltes vencidos.
28. Esmalte: Evite também ficar chacoalhando o esmalte, pois é o movimento exagerado que cria bolhas. Movimente-o suavemente para misturar e uniformizar a cor.
Truques para as unhas
29. Azeite de oliva e óleo de rícino para fortalecer as unhas. Aplique com algodão e deixe por 20 minutos; depois, remova com água e sabão neutro.
30. Alho: Para combater micróbios e bactérias. Adicione meio alho picado em seu fortalecedor ou base, e aplique como primeira camada. Você também pode adicionar cravos-da-índia.
31. Vinagre: Esse produto de cozinha pode dar muito brilho para suas unhas.
32. Óleo de amêndoas: Se as unhas são e estão duras demais, faça uma mistura com óleo de amêndoas, talco e amoníaco [três gotas]. Aplique várias vezes ao dia.
33. Para tirar manchas amarelas: Faça uma mistura de 2 colheres [de sopa] de água oxigenada com meia colher [sopa] de bicarbonato de sódio. Misture até formar uma pastinha, que você vai passar nas unhas e deixar agindo por até 5 minutos. Depois é só lavar.
34. Tirar manchas: Também é possível tirar manchas amarelas com pasta de dente e água morna.
35. Acabou o removedor de esmalte? Vinagre de vinho branco e limão. Deixe as unhas de molho por 10 a 15 minutos e depois remova com algodão.
36. Cores de esmalte: Utilize cores diferentes para esmaltar suas unhas e evite um ciclo longo com cores escuras, pois deixam as unhas amareladas.
37. Truque sem algodão: E quando quiser economizar no algodão, utilize um pedaço de bucha, daquelas de lavar louça mesmo, no lado macio. Especialmente para esmaltes escuros.
38. Para manter os objetos de corte/metal esterilizados: Primeiramente, lave. Em seguida, ferva-os na água, e seque muito bem. Seque com papel guardanapo ou papel toalha, e coloque um pouco de álcool para passar nos utensílios, limpe após o uso, proteja as partes pontiagudas com plásticos, e evite compartilhar com outras pessoas estes materiais.