Há 4 receitas naturais que fazem cabelo crescer rápido porque são vasodilatadoras

por | jan 1, 2019 | Beleza

O cabelo demora, em média, um mês para crescer cerca de um centímetro. Em um ano, são 12 centímetros. Mas estes índices variam de pessoa para pessoa e dependem de uma série de fatores: cuidados capilares, alimentação, estresse, distúrbios hormonais e, especialmente, os níveis de queda dos cabelos.

Na contramão de produtos com substâncias químicas para controlar a perda dos fios e fomentar o crescimento das madeixas, estão soluções naturais com ação vasodilatadora. Ou seja, são plantas com propriedades que melhoram a circulação sanguínea e potencializam a nutrição dos fios.

Receitas naturais para o crescimento dos cabelos

Entre as plantas que têm essas características estão o alecrim e o jaborandi, que não só fomentam os fios como também combatem a queda. Veja as receitas de chás que fazem o cabelo crescer mais rápido:

Chá de alecrim

Além de auxiliar na limpeza do couro cabeludo, desobstruindo os folículos capilares e melhorando a vascularização, o alecrim estimula o crescimento dos fios. Para fazer o chá de alecrim, é preciso separar alguns ramos da planta e ferver com água.

A dica da dermatologista Camila Meccia é usar frio ou gelado, aplicando o chá no couro cabeludo limpo com as mãos ou com a ajuda de um algodão.

Chá de jaborandi

O jaborandi integra uma série de cosméticos destinados ao crescimento dos cabelos. Isso porque o vegetal contém uma substância chamada pilocarpina, que age como vasodilatadora – potencializando a micro circulação capilar.

Com isso, há prevenção de queda na matriz dos fios, o que promove o crescimento e fortalecimento das madeixas. A infusão pode ser feita com uma colher de sopa de jaborandi seco em uma xícara de água filtrada. Aplicar no couro cabeludo e, após alguns minutos, enxaguar normalmente.

Chá verde

O chá verde traz diversas substâncias que são benéficas para a saúde, entre elas, os polifenóis e as catequinas, por exemplo. Muitos dos componentes desta bebida conseguem impedir a agregação plaquetária, que gera a má circulação sanguínea. Melhorando esta circulação, há também um estimulo extra aos folículos pilosos – o que leva ao crescimento dos cabelos.

Uma das formas de usar o chá verde com este objetivo é no enxágue dos fios: depois de lavar os cabelos, use a infusão fria para enxaguar as madeixas, especialmente na raiz. Deixe por 15 minutos e, depois, retire o líquido com água.

Chá preto

Os antioxidantes presentes no chá preto tem características vasodilatadoras que trazem benefícios para a saúde em geral. E também para os fios. Substâncias como os flavonoides, teofelina e a cafeína conseguem não só dilatar os vasos sanguíneos, melhorando a micro circulação e estimulando os folículos capilares, mas também diminuem o hormônio DHT que está associado a queda de cabelos.

A hairstylist Sonia Nesi dá a dica para usar o chá verde nos cabelos: ferver a água, misturar com chá preto, coar e passar o líquido escuro nos cabelos. O truque é umedecer os fios e aplicar o chá somente na raiz, massageando a região. É preciso deixar agir por 30 minutos e depois lavar os fios como de costume.

Outros truques para o cabelo crescer rápido