No frio, frente às baixas temperaturas, tanto quanto no calor, quando ficam mais expostos ao sol e mar, seus lábios podem ter a pele envelhecida. Por isso, é tão importante tomar alguns cuidados para proteger e manter resguardadas a saúde e a beleza e dos lábios. Quem explica qual erro mais comum você tem cometido há muitos anos nessa região extremamente delicada, de pele fina é a dermatologista Claudia Marçal.
Mania de lamber os lábios
A boca, além de ser uma região bastante usada pelo movimento da musculatura, tem uma pele que entra em contato com alimentos, bebidas, saliva, cosméticos com conservantes, estabilizantes, alergênicos e até metais pesados. Por isso, é um local sensível e exige muito cuidado.
Segundo a dermatologista, os lábios tendem a ser mais ou menos ressecados e isso depende muito da característica de cada um. Quanto mais clara for a pessoa, mais tendência a ter os lábios delicados e sensíveis ao sol e ao frio, que são os principais responsáveis pelo envelhecimento da região da boca.
O frio causa um tipo de queimadura que é por desidratação, não por dano inflamatório pela radiação UVA e UVB. Durante o inverno, há uma diminuição da produção natural das glândulas que lubrificam a região, então existe um maior ressecamento porque a pele fica realmente menos hidratada e lubrificada.
Por esse motivo, é importante evitar passar a língua na região dos lábios, o que provoca uma diminuição do pH. A saliva tem pH mais ácido e piora ainda mais o ressecamento. “Há aquela sensação imediata que houve um umedecimento da região, mas logo depois, acontece a formação de microfissuras, de ardência e vermelhidão local”, afirma.
Dicas para usar batom:
- Como usar: Guia para aplicar batom vermelho sem borrar
- Por que um mesmo batom pode ficar tão diferente em cada pessoa?
- 1 batom, 2 mulheres diferentes: Veja variação de cada tom