É importante higienizar sua escova de cabelo ao menos uma vez por semana para manter a saúde dos seus fios
Você provavelmente já sabe a importância de lavar seus pincéis de maquiagem, mas a escova de cabelo geralmente é um item esquecido quando o assunto é higienização regular.
Isso porque, com o uso diário, fios de cabelo, oleosidade, resíduos de produtos e poeira se acumulam nas cerdas, criando um ambiente perfeito para fungos e bactérias.
Se você ainda não tem esse hábito – que envolve retirar os fios grudados e deixá-la de molho em uma solução com shampoo neutro ao menos uma vez por semana -, é hora de rever sua rotina de beleza.
A seguir, veja quais são os 3 piores malefícios de não dar atenção à limpeza da sua escova de cabelo:
Consequências de não higienizar escova de cabelo

1. Proliferação de fungos e bactérias
Sendo um verdadeiro foco de microrganismos, uma escova de cabelo suja pode transferir diversas impurezas para o seu couro cabeludo, gerando coceira e o aparecimento de caspa e dermatites.
2. Cabelos com aspecto opaco e sujo
Suja, a escova de cabelo devolve ao seu couro cabeludo todos os resíduos de produtos e oleosidade que são “retirados” quando você penteia os fios. Resultado: um cabelo com aparência pesada e sem brilho.
3. Queda de cabelo agravada
A presença de bactérias e sujeira na escova é capaz de piorar quadros de inflamação no couro cabeludo e enfraquecer os folículos, contribuindo para a queda excessiva dos seus fios.