Existem soluções bem práticas e baratas de beleza que resolvem pequenos dilemas no dia a dia. A vaselina é uma delas: embora seja amplamente usada como um lubrificante, o produto tem mil e uma utilidades também para cuidados com a pele, em especial as unhas e cutículas.
Vaselina para hidratar as cutículas
Para evitar as cutículas grossas e rígidas, a vaselina é um santo remédio! O item nutre a pele da região de dentro para fora, impedindo a perda excessiva de água da pele e protegendo contra o ressecamento.
A dica é usar antes de ir à manicure, aplicando pequenas quantidades ao redor das unhas. Desta forma, a vaselina suaviza as cutículas e torna mais fácil o processo de remoção.
A dermatologista Dra. Daniela Lemes, diretora médica da Slim Clinique, conta que a vaselina consegue formar uma barreira lipídica contra as agressões externas e frio. Por isso, é eficiente no cuidado e tratamento de cutículas secas e expostas.
A vaselina ajuda, ainda, na cicatrização de pequenas feridas – como aqueles “bifes” acidentalmente arrancados. O produto mantém a ferida úmida e auxilia na recuperação da pele.
Vaselina para fortalecer as unhas
Outra utilidade pouco conhecida da vaselina está no fortalecimento das unhas: usando apenas um pouco do produto na ponta dos dedos e cutículas, é possível diminuir a fragilidade das unhas e evitar que elas se lasquem facilmente.
Para quem usa unhas postiças, a vaselina facilita o processo de retirada: quando as mãos e cutículas estão bastante ressecadas, estas unhas artificiais ficam ainda mais difíceis de sair. Neste caso, o produto pode ser usado para hidratar a área e facilitar a remoção da unha postiça.