Lábios riscados

A partir dos 30, 35 anos muitas mulheres começam a ter medo das ruguinhas que aparecem em volta dos lábios. No início são discretas, depois se acentuam mais e mais e podem dar uma expressão mais dura, mais amarga, menos doce ao rosto…

Essas rugas surgem pela contração repetida e constante ao longo dos anos. Com a perda progressiva da elasticidade da pele, o que antes voltava à posição original, com o passar do tempo, por causa da diminuição dos teores de colágeno e elastina, passa a não se recuperar e a pele começa a se “preguear”.

A melhor maneira de preveni-las é se proteger do sol, não fumar, dormir na posição de “Bela Adormecida” (de barriguinha para cima, sem afundar o rosto no travesseiro!), hidratar sempre a delicada região, falar e se comportar de maneira serena, suave e elegante… Mas nem pense em perder a espontaneidade ou ser menos expressiva! Apenas modere os gestos muito caricatos, exagerados, repetidos, que inclusive são cansativos para quem observa.

As substâncias mais utilizadas nas fórmulas dos cremes especiais para prevenção e tratamento destas rugas são à base de ácido retinóico em primeiro lugar

As pessoas com maior tendência a desenvolver estas rugas são os fumantes, principalmente por perderem muito cedo os teores de colágeno e água da pele. Esportistas, jogadoras de tênis, por exemplo, que se descuidam da proteção solar também estão vulneráveis, assim como as pessoas de pele clara e fina.

As substâncias mais utilizadas nas fórmulas dos cremes especiais para prevenção e tratamento destas rugas são à base de ácido retinóico em primeiro lugar, ácidos de frutas, ácido glicólico, vitamina C, o hormônio feminino estradiol, hidratantes como palmitato de retinol (forma hidratante da vitamina A), glycans, etc.

Para apagá-las completamente o ideal é fazer os preenchimentos, que as eliminam de maneira simples e rápida. Usam-se substâncias que literalmente preenchem os pequenos sulcos, levantando-as instantaneamente. Isto pode ser feito sem alterar em nada o volume dos lábios. Muitas mulheres têm também a queixa de perda de volume dos lábios com o passar do tempo. Os dermatologistas podem optar por substâncias definitivas ou temporárias, de acordo com cada caso.

São comuns as referências de que o batom parece ‘entrar ‘nas pequenas rugas, o que confere aspecto triste e envelhecido, fazendo com que muitas mulheres sacrifiquem o tradicional e tão feminino hábito de usar batons avermelhados. Isto pode ser corrigido ao mesmo tempo, se ela assim desejar, preenchendo-se delicadamente os lábios a fim de realçar seu contorno e volume.

Peelings seriados rápidos à base de ácidos podem ser feitos promovendo descamações que duram cerca de sete dias, perfazendo-se um total de sete aplicações, a fim de refinar esta região.

Aplicações do aparelho Quantum (laser + luz intensa pulsada) que provocam um rápido aumento do teor de colágeno, recuperam boa parte da elasticidade e textura original da pele.

Assim, você já pode ir prevenindo: proteja do sol, não fume e… elegância nos gestos!

Dra. Lígia Kogos é dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e diretora da Clínica Ligia Kogos de Dermatologia.