Cuidados prévios podem te ajudar a evitar o surgimento das cicatrizes
*Dra Luciana Cattini é médica dermatologista e colunista convidada do Mulher.
Mais do que a acne em si, as manchas que podem aparecer após a sua cicatrização causam um verdadeiro problema de autoestima. No entanto, é mais do que possível solucionar esse problema e tudo isso começa ainda no período inflamatório. Entenda abaixo.
Como evitar as manchas de acne?

Primeiramente, é importante pensar nos fatores que causam essas marcas na pele. Um dos principais, por exemplo, é a intensidade das lesões. Quanto mais inflamadas, isso é, quanto mais profundas e nodulares, maior a chance de deixar cicatrizes.
A duração das lesões também é um fator determinante. Algumas espinhas podem ficar inflamadas por meses, aumentando as chances de marcas. Além disso, o histórico familiar e a manipulação das lesões são outros pontos que estão entre as principais causas das cicatrizes.
A manipulação, aliás, talvez seja a mais importante, pois, quanto mais você mexer na espinha, maior a chance de causar uma cicatriz. Para evitar o surgimento dessas manchas, então, é importante seguir o tratamento adequado e de forma precoce.