Máscara e até Hipoglós podem salvar o rosto do melasma que só piora com calor do fogão

por | set 28, 2020 | Beleza

Quem tem melasma sabe como é importante manter alguns cuidados diários para evitar que as manchas aumentem ou fiquem mais escuras. O problema, contudo, é que algumas situações que nem imaginamos também podem piorar este quadro.

Um exemplo disso é o calor do fogão ao cozinhar, de acordo com a dermatologista Gina Matzenbacher, do Rio de Janeiro, que ensina como proteger a pele do calor.

O que pode piorar o melasma?

Como Gina explicou em seu Instagram, pacientes que têm melasma precisam tomar cuidado ao se exporem ao calor do fogão, especialmente do forno.

“Quando a gente abre a porta do forno, vem aquele calor na nossa cara. Esse calor causa um aquecimento da pele, que gera uma inflamação e ativa os melanocitos”, ela aponta, esclarecendo que os melanócitos são as células que produzem a melanina e, portanto, podem piorar o melasma.

Neste caso, o protetor solar não consegue ajudar e evitar o problema.

Como diminuir o melasma?

A dica da profissional é tentar manter o rosto longe do calor ou usar alguns acessórios como barreira. “Use algum lenço ou gola alta para proteger o rosto. As máscaras de tecido também ajudam muito a proteger esta região da bochecha na hora em que a gente abre o forno”, sugere.

“Outra sugestão é usar um creme de barreira, como um Bepantol, o Hipoglós, a pasta d’água ou uma vaselina sólida, que são cremes de barreira semelhantes aos que a gente usa no bumbum de bebê e que formam uma proteção”, completa.

Para outras ótimas dicas de beleza, assista aos vídeos de VIX Glam disponíveis no VIX CINE E TV, nosso serviço de streaming que é 100% gratuito. Assista pelo seu computador ou baixe o aplicativo na App Store e no Google Play. Também é possível assistir à programação em plataformas de TV conectada, como Amazon Fire, Apple TV, Roku e ChromeCast.

Dicas de beleza