Médico lista 5 melhores tratamentos para exterminar manchas de idade das mãos

por | dez 9, 2018 | Beleza

Aquelas manchas que dão um aspecto envelhecido às mãos na maioria das vezes acontecem por um efeito acumulativo de raios solares ao longo da vida, mas que os resultados indesejados aparecem tardiamente.

Também conhecidas como melanoses solares, esta pigmentação não tem a tendência de uma evolução maligna, ou seja, dificilmente se transformam em câncer de pele.

Tratamentos para retirar manchas das mãos

Shutterstock

O médico dermatologista Dr. Lucas Fustinoni afirma que nem sempre é fácil retirar essas manchas: isso porque necessários tratamentos pouco agressivos, já que a pele no dorso das mãos possui de 40 a 50 vezes menos células de renovação que cútis do rosto. É preciso paciência e várias sessões para começar a ver os bons resultados.

Entre os recursos mais utilizados para acabar com as manchas nas mãos, estão:

1. Uso de clareadores

Cremes à base de ácido retinoico, ácido kójico e substâncias como a hidroquinona, por exemplo, podem ser usados em casa e não pesam no bolso. Estes produtos, quando prescritos por um médico, ajudam a clarear a pele e reduzir a hiperpigmentação. A única ressalva é que são utilizados como tratamento inicial.

2. Peeling

O peeling químico com ácido tricloroacético (ATA) consegue penetrar nas camadas mais profundas da pele, promovendo a renovação celular. A aplicação deve ser realizada por um médico e, após a descamação da cútis, há o clareamento da região.

3. Crioterapia

As baixas temperaturas deste tratamento estimula a renovação da pele com menos manchas. Como os resultados são melhores na pele do rosto, é um tratamento coadjuvante contra as melanoses solares nas mãos.

4. Laser CO2

Este laser fracionado penetra nas camadas mais profundas da pele, produzindo pequenas lesões que favorecem a regeneração celular, tratando não só as manchas como também a flacidez e rugas nas mãos.

5. Luz pulsada

Assim como o laser, este tratamento age estimulando a pele a fazer uma despigmentação, deixando a pele mais clara e uniforme.

Cuidados para rejuvenescer a pele