Meu cabelo viciou no meu creme de tratamento preferido, e agora?

Toda mulher tem aquele produto especial para cabelo que é um verdadeiro xodó – pode ser a dupla shampoo e condicionador, um leave-in ou um óleo vegetal. O problema é que depois de algum tempo os fios se acostumam com essa fórmula mágica e se tornam opacos, pesados e sem vida. Quando isso acontece, dizemos que o cabelo viciou no produto, mas será que é verdade?

Leia também:
6 hábitos que acabam com a saúde do seu cabelo
4 óleos vegetais para hidratar os cabelos e dar vida aos cachos
4 truques para acordar com os cachos perfeitos

Consultora da Embelleze, Marleila Aguiar explica que o termo “vício” utilizado pelas consumidoras não representa exatamente o que ocorre nos fios. “Quando um produto para de fazer efeito, significa que o cabelo não está mais absorvendo os nutrientes contidos nele. E se não absorve, é porque não precisa mais”, explica.

Para ter uma ideia mais clara, basta pensar no organismo: se consumirmos apenas vitamina C, o corpo elimina o excedente, mas continua carente das vitaminas A, D e E. Nos fios acontece a mesma coisa: em um dado momento, ele não precisa mais das propriedades do óleo de argan, e sim das contidas nos óleos de coco ou de ojon.

“Isso vale para todos os produtos – shampoo, condicionador, leave-in. Um cabelo saudável precisa de diversos tipos de nutrientes e a alternância garante isso”, explica a profissional. A frequência com que eles devem ser trocados depende do tipo de cabelo. Os fios ressecados pedem um produto novo a cada lavagem, enquanto os hidratados podem trocar a cada semana.