É comum o couro cabeludo ficar sensível após a escova progressiva: com a química presente nos produtos utilizados, a região pode sofrer descamações – especialmente após a primeira lavagem.
Estas casquinhas brancas que mais parecem caspas surgem ao lado de pequenas feridas, como uma resposta do organismo ao processo e também ao excesso de calor provocado pelo secador e chapinha. E, muitas vezes, este problema não está ligado a alergias ou efeito rebote dos produtos.
Descamação do couro cabeludo: o que não fazer
Para resolver este inconveniente, é recomendada a umectação noturna, com óleos como o de coco, por exemplo. É preciso deixar agir até o dia seguinte e, depois, utilizar um shampoo anti-resíduos para a limpeza do couro cabeludo.
A médica dermatologista Claudia Peres explica que o cabelo pós-progressiva tendea ficar mais endurecido e ressecado com a perda de água. Por isso, a especialista indica a hidratação frequente dos fios, utilizando máscaras pelo menos uma vez por semana.
Além disso, é necessário evitar algumas atitudes para não piorar a condição frágil do couro cabeludo. Veja o que não fazer no caso de descamação após escova progressiva:
1. Lavar os cabelos com água quente
Deve-se evitar ao máximo lavar os fios com água quente: o calor pode piorar ainda mais os cabelos ressecados. Além disso, a água quente retira o movimento natural dos fios. O ideal é usar água morna ou fria.
2. Coçar a cabeça
Essa descamação provocada pela escova progressiva causa coceira e irritações. Usar as unhas para coçar é um erro comum: embaixo delas, estão microrganismos que podem se proliferar, causando infecções no couro cabeludo.
3. Usar secador ou chapinha
O excesso de oleosidade provocado pela progressiva se agrava com excesso de calor, causando ainda mais descamação e o surgimento de caspa. Por isso, esta é a hora de moderar (ou abolir) o uso do secador ou da chapinha. Pelo menos até o couro cabeludo se recompor completamente.
4. Retirar as casquinhas
Talvez esse seja o erro mais comum: essas casquinhas coçam e incomodam. É quase irresistível a vontade de tirar uma a uma. Uma limpeza caprichada no couro cabeludo ajuda a amenizar este desconforto.
Mas não use as unhas para lavar os fios, utilize a ponta dos dedos para massagear a área. Se essas casquinhas forem retiradas, haverá ainda mais produção de sebo para recuperar a área. Isso sem contar que aumentam as chances de deixar os fios enfraquecidos desde a raiz, favorecendo a queda dos cabelos.
Cuidados com os cabelos
- É bom lavar o cabelo todo dia?
- Prender o cabelo causa queda, mas há 5 maneiras muito eficientes para evitar
- Cebola faz cabelo crescer, hidrata e ainda acaba com caspa e queda