Nariz de cara nova > Antes e depois

Antes

O primeiro passo antes de decidir pela cirurgia é fazer, claro, uma boa consulta com um cirurgião plástico. É ele quem vai definir, depois de ouvir as queixas do paciente, qual a melhor solução para o caso. Se for apenas uma anomalia no crescimento, basta o exame clínico; em casos de deformidades causadas por algum trauma, como aconteceu com Roberta, vai ser preciso fazer exames de imagem, como a tomografia computadorizada, por exemplo. No entanto, é sempre bom saber como vai a respiração. Um otorrinolaringologista também pode ajudar no diagnóstico, detectando a presença de disfunções nasais, como os desvio de septo e a rinite. “É possível fazer uma cirurgia estética junto com a correção de algum desvio funcional”, ressalta Edmar da Fontoura.

Marcada a data do procedimento, é preciso fazer alguns exames laboratoriais, como teste sangüíneo, de coração e de urina, e para verificar se o paciente está apto a passar pela operação. “Também é necessário permanecer em jejum, pelo menos oito horas antes de cirurgia. Costumo dizer para o paciente não comer nada a partir da meia-noite”, observa o médico.

Durante

Todo mundo fica imaginando onde é que se corta o nariz, para fazer aquela reforma toda. Na verdade, os cortes são feitos na parte interna. O médico descola a pele lá dentro e faz tudo o que for preciso nas cartilagens e no osso. Precisa dar pontos, claro, mas eles não precisarão ser retirados. Como eles são internos, o próprio organismo se encarrega de absorvê-los. A anestesia mais usada na rinoplastia é a local, mas há pessoas que optam pela geral. Essa escolha pode depender do tamanho da cirurgia, mas quem decide mesmo é o paciente.

O curativo, segundo o médico, depende do que foi feito na mesa de operação. Se for operada uma fratura, é necessário usar um modelador, durante uma semana, para o nariz ficar bem direitinho no lugar. Depois desse período, esse modelador é retirado e ainda é preciso ficar mais sete dias com curativos. No caso de uma cirurgia sem correção de fraturas, o curativo fica no nariz somente por uma semana. E, como não é uma cirurgia que exija cuidados extremos, não é necessário permanecer internado. Apesar de alguns cirurgiões recomendarem 24 horas de repouso no hospital, outros acreditam que não é necessário. “Pode ir pra casa no mesmo dia”, diz o cirurgião Edmar. No entanto, é bom ficar de repouso até o médico dar o aval para o retorno às atividades cotidianas.

Depois

Claro que ninguém vai sair da sala de operação com a cara mais linda do mundo. Durante os primeiros dias, a imagem que você vai encontrar no espelho é de um nariz bem inchado e hematomas na região dos olhos. Mas isso não é motivo de preocupação: essa cara horrível vai sumindo aos poucos, em até uma semana. No entanto, o resultado final só vai aparecer em seis meses, porque o nariz precisa de tempo para se ajustar à nova forma.  “Às vezes o nariz dói um pouco, mas não é nada insuportável. Usei muito gelo para conter os inchaços no rosto e isso me fez melhorar bastante. Só respirar é que é horrível, tive de fazer isso pela boca durante vários dias”, recorda Roberta. O mesmo aconteceu com Maria Fernanda. “Os primeiros dias são difíceis e é preciso tomar muito cuidado, mas o resultado compensa”, afirma.