Nécessaire de pinceis básica

por | jun 30, 2016 | Beleza

Os pincéis de maquiagem são essenciais para qualquer mulher que deseja obter um resultado profissional em sua produção. Muitas delas usam o mesmo modelo para diversos fins, fazendo com que o pincel de sobrancelha vire também aplicador de batom, o de base sirva para passar o blush e o mesmo pincel de sombra seja usado em três cores completamente diferentes. Às vezes, um único pincel pode, sim, ser multiuso, mas nem sempre é o caso. A maquiadora Evani Cavanha, do salão Gilberto Cabeleireiros, em São Paulo, indica os modelos básicos que toda mulher deve ter em sua nécessaire e mostra quais são os coringas.

Leia também:

Maquiagem com dourado e marrom cai bem em diversas situações; aprenda

Maquiagem para negras

Maquiagem para festa à noite

Base

Pode ser passada com uma esponja redonda ou no formato “queijinho”, que requer um pouco mais de paciência. A recomendação de Evani é usar o acessório umedecido. Os pinceis duo fiber carregam menos o produto, por isso conferem um resultado mais natural. Já os pinceis próprios para base, que têm as cerdas mais firmes e achatadas, são a indicação da maquiadora para uma boa cobertura e maior durabilidade.

Pincel largo, redondo e grande. Pode ser usado para aplicar pó solto, compacto, bronzer e até mesmo blush – desde que com muita parcimônia, para não pesar a mão. Também pode ser utilizado no final da produção, para suavizar possíveis excessos e limpar resíduos.

Blush

Pode ser o largo e achatado, que tem as pontas arredondadas, ou o chanfrado, ideal para marcar abaixo das maçãs e afinar o rosto.

Créditos: Shutterstock

Sombra

Existem duas opções: o pincel chato de cerdas ou o pequeno de esponjinha. Para maior praticidade e preço mais em conta, a indicação de Evani é comprar o pacote com pinceis de esponja, que vem com várias amostras. “Separe pinceis para sombras claras e para sombras escuras”, aconselha. Eles podem, inclusive, ser usados para esfumar o côncavo e canto externo do olho, além de também servirem para preencher falhas na sobrancelha.

Esfumar

O ideal é o pincel redondinho. Ele é maior do que o de sombra e tem as cerdas macias. Serve para esfumar sombra escura no canto externo do olho e côncavo, bem como criar um tom degradê entre as cores da sombra e suavizá-las.

Delineado

Chanfrado e com as cerdas bem firmes. Ideal para aplicar delineador em gel acima e abaixo dos olhos, pois garante maior precisão no traço.

Batom

O pincel é achatado e pontudo. Segundo Evani, alguns produtos vêm em embalagens similares às do rímel, o que permite guardar o pincel e proteger suas cerdas, além de evitar uma bagunça na nécessaire.

Créditos: Shutterstock

Sobrancelhas

O pincel tem de ser fino, achatado e chanfrado para um resultado natural. Após aplicar a sombra, esfume com uma escovinha própria para sobrancelhas, daquelas que têm pente de um lado e cerdas do outro.

“O ideal é lavar todos estes pincéis uma vez por semana. Em um recipiente, coloque shampoo neutro e um pouco de água. Mergulhe o pincel nessa mistura e faça o movimento de apertar para tirar os resíduos. Nunca esfregue na mão ou na pia, porque isso faz com que as cerdas se abram e você perca o pincel. Depois de limpo, deixe por bastante tempo na água corrente, até que todas as impurezas tenham saído. Coloque para secar sobre uma toalha. Se quiser, dê leves apertadas para retirar o excesso de água”, ensina Evani.

Ainda segundo a maquiadora, no que diz respeito a pinceis de maquiagem, o mais caro é, de fato, o melhor. No entanto, ela diz que o mercado nacional possui, hoje, produtos de ótima qualidade e que saem bem mais em conta. “Na verdade, o que determina a duração de um pincel é o cuidado que a pessoa tem com ele. Lavando direitinho e cuidando para não abrir as cerdas, o produto vai durar por anos”, garante.