O xampu certo > Princípios ativos

Jaborandi: Tonifica os cabelos, controlando e atenuando o excesso de oleosidade e melhorando o brilho. Por isso é indicado para cabelos oleosos, fracos ou que apresentam problema de queda. “O jaborandi é encontrado somente no Brasil, entre o Norte e Nordeste, e é conhecido há vários séculos. É muito usado na forma de pilocarpina – extraído das folhas”, conta Sheila Bellotti.

Camomila: Seu óleo essencial tem ação antiinflamatória e calmante e é indicada para tratamentos de caspa e seborréia. No entanto, seu objetivo tradicionalmente conhecido é o de ajudar a clarear os cabelos. “A camomila é um clássico clareador capilar, principalmente se for aliado à exposição solar, mas não funciona em cabelos pretos e escuros. Só apresenta bons resultados em cabelos loiros ou castanhos claros”, explica a dermatologista Ligia Kogos.

A queratina dá mais corpo e calibre ao fio, deixando-o mais encorpado, por isso é mais recomendada para cabelos finos. No entanto, pode ser colocada em xampus para todos os tipos de cabelos

Ceramidas: São proteínas da seda, que melhoram a estrutura dos fios e são indicadas para todos os tipos de cabelos, mas principalmente para aqueles que necessitam de tratamento de fibra ou que foram submetidos a tratamentos químicos. Usadas para hidratação, elas selam as cutículas e reforçam a estrutura capilar, aumentando a resistência a danos exteriores. “As ceramidas são os principais constituintes lipídicos da camada cuticular do cabelo e também fazem parte dos lipídeos estruturais, garantindo a coesão entre as células dos fios. Além disso, ajudam a manter a umidade capilar promovendo hidratação, brilho e maciez”, diz dermatologista Karla Assed.

Aloe vera: Hidratante, nutritivo, emoliente e repleto de vitaminas, aminoácidos, enzimas e sais minerais, a Aloe vera, também conhecida como babosa, é recomendada para os cabelos normais a secos, além de ajudar a combater a queda. “Ela é uma planta que possuí inúmeras propriedades regeneradoras, curativas, umectantes e lubrificantes. Hidrata, amacia e revitaliza os fios”, enumera Valcinir Bedin.

Queratina: É uma proteína sintetizada, formadora de diversas estruturas do corpo, principalmente os cabelos, e é empregada como agente condicionador e reconstrutor da fibra capilar. Desta forma, atua protegendo, fortalecendo e recuperando os danos, sendo indicado para cabelos finos, frágeis e quebradiços. “A queratina dá mais corpo e calibre ao fio, deixando-o mais encorpado, por isso é mais recomendada para cabelos finos. No entanto, pode ser colocada em xampus para todos os tipos de cabelos, já que só agrega benefícios. Ela faz parte do fio, não é algo estranho”, garante Lígia Kogos.