Planta nativa da América do Sul, o jaborandi contém propriedades naturais que estimulam a renovação celular da pele e fortalecimento dos cabelos. O óleo de jaborandi apresenta ativos que conseguem estimular o crescimento dos fios, deixando as madeixas resistentes e saudáveis.
Benefícios do óleo da jaborandi
Para quem deseja ter cabelos fortes, o óleo de jaborandi é um poderoso aliado no tratamento dos fios. A planta traz princípios ativos como os taninos, que têm ação adstringente que auxiliam na limpeza profunda do couro cabeludo, combatendo a oleosidade e seborreia.
O jaborandi possui, também, uma substância conhecida como pilocarpina age na matriz dos fios, recuperando a textura capilar e prevenindo a queda dos cabelos. A pilocarpina promove o crescimento capilar e a recuperação das madeixas que sofreram agressões com químicas constantes.
O óleo de jaborandi é indicado, ainda, para tratamentos de queda de cabelo, já que ajuda a fortalecer e reparar os fios, conferindo mais vitalidade aos cabelos.
Como usar o óleo de jaborandi?
Mesmo sendo natural, antes de investir no óleo de jaborandi para tratar os fios é preciso consultar um médico. Para gestantes, mulheres que amamentam ou pessoas com problemas cardíacos, a utilização desta planta não é recomendada.
Uma das maneiras de usar o jaborandi nos cabelos é fazer um chá com a folha de jaborandi, deixando ferver por no máximo 15 minutos. Depois, é preciso coar e usar como enxágue capilar. A dica é finalizar massageando o couro cabeludo para estimular a circulação.
Já o óleo de jaborandi pode ser colocado diretamente nos shampoos tradicionais: dependendo da concentração, bastam algumas gotas para cada 100ml do produto. Outra opção é passar o óleo diretamente no couro cabeludo, deixando agir por alguns minutos.
É possível, ainda, fazer uma umectação, esquentando levemente o óleo em banho-maria e aplicando nos cabelos, mecha por mecha, para melhor absorção do produto. Coloque uma touca e deixe agir por uma hora antes de enxaguar.